Tuesday, September 28, 2010

“Aproveitem A Vida” (impressões pessoais)



Ver texto “António Feio- a luta chegou ao fim”

Sempre admirei a força e a coragem de António Feio na sua luta contra um cancro do pâncreas em fase terminal. No dia da sua morte, tive a oportunidade de referir aqui isso mesmo. Não é qualquer pessoa que vê a sua irmã que tanto ama sucumbir a uma doença muito semelhante e viver a vida de uma forma tão positiva e decidida como o actor viveu.

Quando soube que ia sair para o mercado esta obra, logo me apressei a adquiri-la e os meus sentimentos em relação àquilo que foram os últimos meses de vida de António Feio saíram reforçados após a sua leitura.

António Feio era um homem divertido e com gosto pela vida. Vivia-a intensamente e sabia aproveitar ao máximo as coisas boas que ela tinha para lhe oferecer. Fazia o que gostava e tinha realizado parte dos seus sonhos. A descoberta de uma doença grave fê-lo vacilar um pouco mas nunca perdeu as suas características. Até aos últimos dias da sua vida foi sempre encarando a doença com optimismo, de tudo tentando para reverter o irreversível.

Foi um homem que muito lutou ao longo da vida e a sua luta intensificou-se também contra o sofrimento e a morte. Eu pessoalmente não seria capaz de encarar aquela enorme adversidade como ele a encarou e isso é uma virtude ao alcance de poucos.

O seu livro é um testemunho importante para quem vive com adversidades de vários tipos, especialmente para quem vive o drama do cancro. As linhas que escreveu perdurarão na memória colectiva por longas décadas.

Fica então aqui registada, mais uma vez, a minha admiração para com este homem que nos deixou mas cuja sua mensagem jamais morrerá.

No comments: