Tuesday, September 07, 2010

O que fazer?

O tempo passa depressa. Setembro está quase aí e eu ainda sem saber o que fazer da minha vida. Por um lado, gostaria de continuar a trabalhar para ter pelo menos um meio seguro de subsist~encia nos próximos tempos. Por outro lado, tenho medo de estar a prejudicar a minha saúde e, acima de tudo posso estar a hipotecar hipóteses que me vão surgindo de obter algo mais de acordo com a minha área e com as minhas limitações.

As coisas estão complicadas. Os nossos governantes agora impuseram regras bem estúpidas que estão sempre a mudar. Em vez de cortarem nos salários deles, estão a cortar nas pensões de quem mais precisa. Ao meos que mudem as leis em condições e as façam mais claras. Para que, por exemplo, ninguém tenha dúvidas de que eu ainda possa fazer o estágio profissional a que tenha direito.

Adorava sair dali com perspectivas de mudar para melhor e não para o desconhecido, para a travessia do deserto feita em solitário. Se ao menos eu pudesse emigrar? Se tivesse dinheiro, tempo e autonomia para prosseguir os meus estudos e me especializar em texto criativo ou Guionismo?

Dia 6 de Setembro terei uma consulta de Oftalmologia que ditará parte do meu futuro. Se me renovarem o contrato automaticamente, não sei o que fazer caso as coisas não estejam a correr bem com os meus olhos.

Espero que esteja tudo a correr bem e que eu apenas tenha de trocar da fruta para a padaria por ser um serviço que não envolva tantos riscos para os meus olhos. Espero que seja isso apenas que irá acontecer e não tenha de deixar de trabalhar completamente, mais uma vez por progressão inoportuna de um problea que eu sei de antemão que me irá levar à cegueira.

As coisas podem não estar tão bem. Sempre que tentei trabalhar, tal vez por estar sujeita a mais pressão e por descansar menos, o glaucoma sofre um descontrolo. Já em 2007 tive de fazer novamente laser ao olho para controlar a pressão. A sorte é que o trabalho era leve. Agora se fizer laser não sei se irei retomar o trabalho tão depressa. É um trabalho puxado e sujeito a agentes que podem provocar inflamações.

Temo que as coisas não estejam bem. Ainda no passado domingo estava com umas dores insuportáveis e estava a ver que tinha de ir ao hospital. Felizmente as dores passarm.

Não sei o que fazer mesmo. Gostaria de trabalhar mas não gostaria de colocar em risco a pouca visão que tenho. É esse o meu dilema. O ideial era estar a fazer algo que não me expusesse ao risco mas por agora não é possível.

No comments: