Wednesday, September 15, 2010

Falavam grego e também vestiam de azul e branco

Eu nem acho palavras para descrever este resultado do jogo inaugural da Selecção Nacional na fase de apuramento para o Euro 2012.

Para além de ser um resultado fora do vulgar (empate a quatro bolas) a exibição dos nossos atletas foi um verdadeiro desastre. O adversário era…Chipre. Os nomes gregos e o equipamento parecido terão causado em alguns portugueses um sentimento estranho e desagradável. Esperem…dizem-me que os jogadores até nem são os mesmos, logo não há desculpa mas…todos os portugueses ainda se recordam com amargura do jogo da final do Euro 2004 com a Grécia e…os cipriotas fazem lembrar nitidamente os Gregos.

Bom, o que eu acho verdadeiramente é que esta história dos castigos a Queirós está a ir longe de mais. Para mim Queirós só tem um caminho a seguir- o da porta da rua. Não faz lá nada. Está desactualizado, desaprendeu, parou simplesmente nos inícios da época de noventa.

Quem comandou a equipa neste jogo foi Agostinho Oliveira mas foi o Seleccionador Nacional quem convocou os jogadores e deu todas as indicações. Então Portugal entrou no Estádio D. Afonso Henriques com o seguinte onze: Eduardo, Miguel (depois da renúncia á Selecção por parte de Paulo Ferreira foi ele titular, embora eu ache que desde há muito tempo que João Pereira merece ser convocado), Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão, Manuel Fernandes (?????), Raul Meireles (completamente sem ritmo), Danny, Nani, Quaresma e Hugo Almeida.

É estranho João Moutinho não ser titular. Ele está a ser um dos melhores médios neste início de época. Parte do sucesso que o Porto está a ter nesta fase a ele o deve. Enfim…

Portugal começou a perder logo aos três minutos. Nada melhor para acalmar o péssimo ambiente que se vive nos bastidores e que, naturalmente, é transportado para as quatro linhas.

Konstantinou, aquele barbudo avançado cipriota, já há muito que é conhecido por cá. Lembro-me de um jogo em que só ele criava perigo para as cores cipriotas. A defesa nacional já devia estar avisada e devia ter visto esses vídeos de há uns anos atrás. Apesar de estar mais velho e de ter uma barba horrível, Konstantinou continua a ser um jogador mortal quando lhe oferecem oportunidades de marcar um golo.

Aqueles cipriotas em termos de beleza…são um degredo. Fazem lembrar aqueles atletas gregos dos primórdios das Olimpíadas. Os barbeiros para aquelas bandas devem ser uns tipos miseráveis. Não aparecem fregueses para aparar aquelas barbas, nem para cortar aqueles cabelos longos. Konstantinou então é daqueles que nem quer saber de ajudar os barbeiros a viver melhor.

A meio da segunda parte deu a sensação de que Portugal iria partir calmamente para uma goleada mas não sei o que se passou nos minutos finais. Tal como aconteceu no início do jogo, os cipriotas marcaram dois golos num curto espaço de tempo e deram assim cor ao escândalo. Um escândalo em tons de azul que promete uma fase de apuramento bem negra enquanto se brinca nos bastidores daquilo que é a Selecção de Todos Nos.

No comments: