Tuesday, September 28, 2010

A antiga equipa do Barisic



É nestas alturas que eu sinto que o tempo passa e que já estou realmente velha. O repórter da SIC, a certa altura referiu-se ao facto de o Rapid de Viena- a equipa que estava a jogar contra o Porto no Estádio do Dragão- jogar de azul e vermelho. Dizia ele que não seria de espantar se na segunda-mão a equipa austríaca entrasse em campo de verde e branco. Mas onde é que eu já vi isto?

Foi nessa altura que me lembrei que o Rapid de Viena jogou há muitos anos atrás contra o Sporting para a Taça UEFA. Se não me falha a memória, eliminou mesmo o clube de Alvalade mas não tenho a certeza. Como eu disse, já foi há imenso tempo. Foi aí em 95 talvez.

Em Alvalade o Rapid de Viena jogou exactamente com um equipamento idêntico ao que utilizou neste jogo com o Porto- calções azuis e camisola encarnada. Na segunda-mão usou um equipamento idêntico ao do Sporting mas com calções brancos. Digamos que se tratava de um equipamento igual ao do Celtic de Glasgow.

Lembrando-me desse confronto com o Sporting, imediatamente me lembrei de um dos meus “crominhos” (jogadores com origem na Antiga Jugoslávia de quem eu gostava imenso). Bem, a história deste é algo curiosa. Para dizer a verdade, ele até tinha nacionalidade austríaca mas era de origem eslovena ou croata, já não me lembro.

Ora a imprensa portuguesa, assim que sai o sorteio das competições europeias, começa logo a dar destaque aos jogos dos adversários das equipas portuguesas a cada jornada do campeonato. Eu não conhecia o Zoran Barisic (pelo nome deveria ser um balcânico) mas esta história aguçou-me a curiosidade. Lembram-se de Luís Suarez no último Mundial contra o Gana? Quando vi esse lance, lembrei-me deste artista e quando o jogador do Gana falhou a grande penalidade mais ainda.

Aqui o nosso amigo Barisic também mostrou os seus dotes de guarda-redes e tirou uma bola de dentro da baliza. Tal como na África do Sul, também o jogador adversário falhou a cobrança da falta e o jogo terminou empatado. Naquele tempo não havia Internet e ninguém imaginaria que uma coisa chamada Youtube algum dia transmitisse as imagens dos lances mais insólitos que se passavam nos relvados de todo o Mundo. Havia que esperar pelos jogos com o Sporting para ver quem era aquele jogador.

Lembro-me que no jogo da segunda-mão ele, sendo o médio da outra equipa, se foi meter com aquele poço de força que era o Oceano. E conseguiu que o internacional português e agora Seleccionador Nacional sub-21 fosse ao chão e provasse do veneno que habitualmente servia os adversários. Pouco sensibilizado com a raridade de tal feito, o árbitro brindou o jogador austríaco com um cartão amarelo. Mais uns pontinhos na minha consideração que aquele jogador passou a ter. Para além de ser o jogador que tira bolas da baliza com a mão cometendo grandes penalidades que os outros falham, também passou a ser lembrado como um dos poucos jogadores que consegue mandar o Oceano ao chão.

Alguns anos mais tarde, já com acesso à Internet vim a descobrir que o Barisic já vivia há muitos anos na Áustria. Como curiosidade refira-se, se não me falha a memória (tinha isso apontado mas não sei onde param os cadernos), que ele tinha formação ou trabalhava mesmo em algo ligado com electricidade.

Passemos então a este jogo que o Rapid de Viena perdeu categoricamente por 3-0! Não há muito para dizer, a não ser que o resultado peca por escasso, dadas as oportunidades criadas pelos dragões.

Rolando marcou o primeiro golo aos vinte e cinco minutos, Falcão apontou o segundo golo após defesa incompleta do guarda-redes do Rapid a um remate de cabeça e o terceiro golo foi uma verdadeira obra-prima de Ruben Micael.

Refira-se ainda que ficou por marcar uma grande penalidade por falta do Jogador Número Vinte e Cinco do Rapid sobre Hulk.

Nada mais há a apontar neste jogo.

No comments: