Friday, September 24, 2010

Sempre por 2-1

A quarta jornada da Liga Zon/Sagres abria com um sempre emocionante jogo entre o Guimarães e o Benfica. Depois da primeira vitória no Campeonato diante do Vitória de Setúbal, havia grande esperança de que o Glorioso continuasse na senda dos bons resultados.

Quando liguei o rádio na Antena 1, uma sensação arrepiante percorreu o meu espírito. O jogo era no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães- local onde Fehér perdeu a vida. Tal como nesse fatídico dia 25 de Janeiro de 2004, o jogo era arbitrado por Olegário Benquerença e relatado por Fernando Eurico. Duas coincidências! Apenas as condições climatéricas não coincidiam com as dessa noite. O calor é intenso e nada da chuva diluviana que caía em Guimarães na noite da tragédia.

Foi o Jogador Número Vinte e Nove do Guimarães a inaugurar o marcador. Edgar trazia assim de volta o fantasma das derrotas encarnadas. O Benfica reagiu mas Olegário Benquerença estava uma sombra daquilo que foi no último Mundial disputado na África do Sul. Alguma coisa há para os árbitros lá fora serem dos melhores do Mundo e aqui em Portugal terem actuações completamente desajustadas e que fazem qualquer adepto, por mais calmo que seja, perder a cabeça e só pensar em lhe fazer uma espera num beco escuro para lhe dar uma tareia.

Ainda antes do intervalo, e alguns lances polémicos não assinalados pelo árbitro depois, Saviola empatou o jogo para alegria dos adeptos encarnados. Eu festejei efusivamente esse golo mas o Guimarães haveria de vencer o jogo. Esse maldito resultado de 2-1 que tanto persegue o Benfica.

Rui Miguel que havia falhado um golo quase certo, acabou por decidir o jogo com um belo golo.

No final do encontro era grande a indignação pela infeliz actuação do representante da arbitragem portuguesa no último Mundial. Se o melhor árbitro português é capaz de cometer estas enormes falhas, imagine-se os outros. O que lhe terá passado pela cabeça? Ou pelos bolsos, quem sabe?

No comments: