Sunday, April 10, 2011

Há cinco anos a debitar baboseiras



Pois é, tal como a foto documenta, já passaram cinco anos desde a criação deste humilde espaço que, com muitos avanços e recuos, tem sobrevivido até hoje.

Tudo começou depois de tanto ouvir falar em blogs sem saber o que isso era. O mais falado era o blog “Gato Fedorento” que catapultou para as luzes da ribalta quatro jovens desconhecidos e com muita graça. Foi na altura em que eles explodiram. Também cheguei a ler algo sobre políticos que tinham blogs onde davam as suas opiniões polémicas. Por mais que lesse sobre blogs, nunca cheguei a perceber o que realmente eram.

Mas seria possível eu também ter um? Seria a sua criação gratuita? Uma colega que andava comigo na formação disse que a sua filha adolescente tinha um. Perguntei-lhe o que era isso e ela disse-me apenas que ela tinha necessidade de lá ir todos os dias.

Decidi-me finalmente a fazer parte do mundo da blogosfera. Para isso, nada melhor do que alojar o meu blog no mesmo site onde os Gato Fedorento também alojaram o deles. Eles passaram a ser uma referência para mim, especialmente Ricardo Araújo Pereira. Estudou Comunicação Social tal como eu e passou a dedicar-se ao Guionismo- algo que eu gostaria de fazer um dia mas reconheço que me falta alguma formação que não tive para enveredar por aí.

Depois de quase dois anos sem ter coragem para escrever o que quer que fosse, e com a minha página web expirada, havia que arranjar forças para praticamente começar do zero. Com tantas operações aos olhos e tantos tratamentos quase me esqueci de como se escreve. Basta reparar nos primeiros posts aqui deste espaço. Tentei escrever algo em finais de 2005 e até achei piada ao resultado. Curiosamente esse texto não está publicado e está inacabado mas ainda me rio a bom rir de cada vez que o leio, apesar de muitas coisas terem perdido o contexto.

Uma bela tarde, antes de uma ida a Évora, estava eu a treinar Orientação e Mobilidade tendo como referência o muro da ACAPO. Só que eu não andava a direito. De referir que tinha de usar uma venda nos olhos. Aquilo estava a ser Complicado. Foi nessa tarde que me aventurei a criar o meu blog.

Porquê esta designação? Lembrei-me de uma ocasião em que eu e o meu amigo Paulo atravessávamos a passadeira que existe em frente à ACAPO para irmos até minha casa onde apanharia o saco do equipamento para irmos juntos para o treino. Uma carrinha castanha de caixa aberta estancou no meio da passadeira e uma voz feminina abriu o vidro e gritou:
- Ah sua toupeira!
Não sei a quem se referia mas nós fomo-nos a rir até às imediações do Estádio e perguntávamos um ao outro por que raio é que alguém insultava com um epíteto tão original. Depois lembrei-me que uma colega nossa se referia aos deficientes visuais como “a toupeiragem”. O endereço do blog está assim porque foi assumido automaticamente pelo sistema e não me deixou alterar, provavelmente porque já existia algum blog com esse nome.

Na altura em que o criei não fazia mais que relatar o que se passava ao longo do meu dia. Para apimentar ainda mais a coisa, ainda havia uns desentendimentozitos que entretanto foram resolvidos mas que ficaram para a posteridade aqui detalhados.

Aquilo que hoje é o sal e a pimenta deste espaço- a descrição de sonhos- começou a fazer parte dos meus relatos cerca de um mês depois. Era um sonho que não me saiu da cabeça e resolvi apontá-lo. Foi nesse dia que ganhei uma medalha. A primeira depois do que passei e a última da minha carreira desportiva.

Apontamentos de jogos de Futebol já faço há alguns anos, desde que me conheço. Na era em que não havia computadores até fazia uns gráficos bem coloridos em cada jornada para assinalar os marcadores dos golos. Alguns ainda andam por lá a estorvar. De vez em quando estou a arrumar algo e esbarro com eles.

O texto criativo sempre fez parte deste espaço que passou a ser usado como uma espécie de montra daquilo que melhor sei fazer. Quando novamente o reabri, passei a estruturar os textos de maneira diferente. Dá mais trabalho assim mas tudo fica mais desenvolvido. Como estava chegava a ser maçador de ler porque havia posts com quatro páginas ou mais em Word.

No ano passado inovei um pouco e passei a incluir vídeo e música. Os anúncios a que acho piada também aparecem com frequência analisados por mim.

Os posts que têm merecido os mais rasgados elogios e alguma participação dos presumíveis leitores são os da análise aos livros que vou lendo. Através da leitura que é uma das minhas grandes paixões vou evoluindo cada vez mais e o resultado tem-se vindo a notar.

Foi precisamente por sugestão de um livro que li no início deste ano de 2011 que surgiu este projecto do diário de sonhos. Trata-se de mais um aliciante, dado que os sonhos são algo de surpreendente. Eu fiz o relato de sonhos quase desde início neste blog mas apenas mencionava os que eram relevantes. Agora aponto tudo o que tenha algum nexo ou tudo o que eu consigo lembrar depois de acordar. Nem sempre é fácil mas consegue-se alguma coisa.

Planos para o futuro? Continuar a divulgação deste meu blog no Facebook e tentar manter este espaço actualizado, o que se torna impossível com a vida tão ocupada que agora levo.

Se porventura alguém estiver interessado em compilar algo daqui para um livro, eu estou disponível. Estou-me a lembrar que a compilação dos sonhos até seria uma óptima ideia. Mesmo quando o blog esteve parado não deixei de os descrever.

Continuando a progredir, espero continuar a registar o que sinto, o que sonho, o que penso e o que faço aqui neste espaço por muitos e longos anos.

No comments: