Saturday, April 23, 2011

Fogo em casa da Ti Matilde

Sonhei que eu, a minha mãe, a minha vizinha e mais uma idosa vestida de preto que não conheci íamos nos bancos dianteiros de um amplo autocarro.

As três mulheres conversavam e só com o decorrer da conversa percebi que a outra idosa que não conheci de início era a irmã da minha vizinha. Subitamente a conversa foi interrompida por um grande burburinho e por um barulho intenso de sirenes de carros de bombeiros.

A mulher de negro virou-se e exclamou que a casa da Ti Matilde estava a arder. A casa onírica da Ti Matilde ficava ao pé da casa da irmã da minha vizinha já perto dos pinhais.

Saímos do autocarro aos repelões. Toda a gente estava apreensiva só de pensar na possibilidade de a dona da casa estar lá dentro com a casa em chamas. A casa tinha mesmo explodido. Provavelmente a origem do incêndio teve a ver com fuga de gás e a botija terá rebentado.

Descia os Combatentes em Coimbra. Olhando para cima, podia ver que a altura das chamas era impressionante. O Céu explodia todo em tons de fogo que se misturavam com o seu azul original.

Lembro-me vagamente de sonhar que alguém dormia lá em casa. Era a minha tia ou a minha vizinha por medo de dormir na dela por qualquer motivo.

Lembro-me que sonhei, para não variar, com grande movimento à minha porta a que assistia junto à eira.

Lembro-me também de ter acordado em sobressalto e com um ligeiro mal-estar. Não tinha bem a certeza de estar acordada ou a dormir. Pensei em ver as horas mas presumi que ainda fosse cedo.

Para finalizar, lembro-me de ter sonhado com uma cena cómica em que estava a ler um livro ou uma revista com fundo amarelo e letras azuis sentada numa representação onírica do nosso café. Duas colegas minhas que estavam nas caixas começaram a imitar os bocejos de uma outra colega mas ao mesmo tempo. Tive de me rir com um despropósito incrível.

P.S: Ti Matilde na realidade já morreu há anos. Era a avó do Paulo Adriano e a casa onde viveu fica no fundo do lugar e não onde se situava no sonho.

No comments: