Thursday, April 28, 2011

Chegarei um dia a ter o meu próprio automóvel?



Estava a ouvir rádio e chamou-me a atenção um dos muitos anúncios de automóveis em que são mencionadas todas as novas funcionalidades e tecnologias adicionais do veículo.

Para além do GPS, e de uma coisa que se chama tonton que eu ainda não percebi para que serve, agora há veículos com sensores de estacionamento e com sensores que reconhecem os sinais de trânsito, bem como a proximidade de outros veículos. Isso é uma maravilha!

Comecei a reflectir; será que um dia os automóveis irão evoluir em termos tecnológicos tanto que seja possível a uma pessoa deficiente visual ter o seu próprio veículo e assim evitar muitas complicações com as vicissitudes de se ter de sujeitar aos transportes públicos que não chegam a horas e que cada vez mais estão em greve?

Se há carros que nos dizem através de sistema de voz onde vamos, se eles reconhecem os sinais da estrada, se se afastam dos outros veículos e estacionam sozinhos, que mais faltará? Muito pouco para que eu e outros amigos meus deficientes visuais possamos ver, finalmente, concretizado o sonho de nos deslocarmos sem restrições. Seria óptimo! Falta é o dinheiro para adquirir um veículo assim mas presumo que haverá ajudas, tal como existem nos casos dos veículos adaptados a deficientes motores. Se calhar o obstáculo daqui a uns anos é que passará a ser normal os automóveis serem todos assim.

Com ou sem ajuda, não me importava nada de ter um carrito para ir onde me apetece. Nem que eu tenha oitenta anos quando passar a ser possível nós termos o nosso carrito. Com o rumo que as coisas levam, talvez tenha de esperar menos. Uns dez, no máximo vinte anos para concretizar o sonho.

Como o sonho e a esperança não morrem, há que sonhar e esperar por veículos mais desenvolvidos que só nos transportem onde quer que nós vamos através de indicações computorizadas previamente escolhidas por nós através de software de voz. E boa viagem!

No comments: