Tuesday, March 02, 2021

Sem sal, sem cor, sem sabor

 

Terminou com um empate sem golos o clássico no Dragão entre Sporting e Porto. Foi um jogo em que as equipas pura e simplesmente se anularam mutuamente.

 

Taremi teve algumas oportunidades de marcar, mas esteve em noite pouco inspirada. Acontece aos melhores! Mesmo o melhor jogador do Mundo tem noites destas em que tudo corre mal. Para a próxima correrá melhor.

 

A arbitragem foi boa. Quando se ouve falar que o árbitro deu pouco tempo de compensação, é o melhor elogio que se pode fazer á arbitragem de João Pinheiro. Não se falou de penaltis por assinalar, de faltas mal assinaladas e de cartões que ficaram ou saíram do bolso. Que eu me lembre, acho que nunca tinha assistido a um clássico sem lances polémicos.

 

Quem aproveitou este empate foram Braga e Benfica para se aproximarem. O Benfica lá conseguiu vencer o rio Ave por 2-0. No final, Jorge Jesus disse que a equipa começava a colocar a cabeça de fora e a respirar melhor. Isto para além de voltar a apelar ao carinho.

 

O destaque da jornada vai para o jogo entre Santa clara e paços de Ferreira. Este jogo já contou com a presença de público nas bancadas e isso fez toda a diferença. Notou-se um empenho maior por parte dos jogadores, um outro colorido, um outro ambiente. Os jogadores estavam claramente a jogar para estes privilegiados adeptos e fizeram golos para os fazer vibrar mesmo.

 

É deste jogo que elejo a figura da jornada. O Santa Clara venceu o Paços de ferreira por 3-0 e veio do Japão o craque que aqui destaco. É conhecido por Hide, pelo menos é assim que costuma constar nas fichas de jogo a que tenho acesso.

 

Sem dúvida que o clube açoriano trouxe do Japão um excelente jogador. Um médio que joga e faz jogar. Um craque. Sinceramente, estou a começar a apreciar este jogador e posso dizer que ficará pouco tempo no Santa Clara. É sem dúvida um jogador para altos voos. Pode ser uma das figuras do campeonato nesta segunda volta. Como ele só chegou no mercado de inverno, certamente ainda tem muito que mostrar. Daniel Ramos- treinador do Santa Clara- diz que não tem dúvidas de que ele é um craque. Eu também não.

 

Foi sem sal, sem cor e sem sabor que decorreu esta jornada 21. O Futebol cá do nosso burgo ainda continua a ter jogos que deixam muito a desejar. Há como que um pacto de não agressão em alguns jogos, sobretudo quando estão envolvidas equipas da parte de baixo da tabela. Talvez a falta de público explique alguma coisa, mas já antes havia jogos assim.

 

No meu entender, para apimentar mais o espetáculo, a FIFA devia adotar um sistema de pontuação adicional para premiar os golos marcados. Até determinado número de golos marcados por jogo, a vitória valeria 3 pontos na mesma, mas, se acaso os golos marcados fossem superiores, seria acrescido mais um ponto ou dois. Aí acabava-se a mania dos autocarros, a mania de jogar para o pontinho.

 

O que acham?

 

No comments: