Tuesday, March 09, 2021

“prometes” (impressões pessoais)

 

Imagina que tens o dom de te lembrar do futuro como a maioria dos mortais se lembra do passado! Se nas tuas visões visses a tua amada a morrer, conseguirias alterar o destino?

 

Esta é uma obra escrita por dois autores Portugueses do Porto. Diana Carvalho e pedro Barbosa escrevem esta obra a duas vozes. Os protagonistas são Afonso e Inês. Quando Afonso se apaixona por Inês, ele fica com o dom de prever o futuro através de flashes que surgem, tal como nós temos memórias do passado. Essas memórias do que já foi deixam de estar acessíveis a Afonso que se refugia na fotografia para depois recordar.

 

Ele começa a ter vislumbres da morte da sua amada Inês. Nas suas visões, são dadas pistas e ele tenta fazer de tudo para afastar a companheira dos locais e situações que surgem nas suas visões. Digamos que ele possui um estranho poder premonitório.

 

Como toda a gente sabe e ainda ontem eu aqui referi, o poder da premonição não é uma ciência exata. Já houve pessoas que conseguiram evitar tragédias através desse seu dom e há também quem não tenha conseguido porque as visões que teve eram pouco nítidas e ambíguas. Acontecia isso com Afonso muitas vezes. Ele desesperava porque queria salvar a vida de Inês. Julgava que tinha também o dom de conseguir, mas o destino escreve-se por caminhos que nem sempre são uma linha reta.

 

Esta é uma história de amor muito diferente das que conhecemos. Quando peguei neste livro, simplesmente ia preencher o intervalo entre duas obras mais interessantes, digamos assim. Afinal fiquei surpreendida pela positiva. Precisamente por julgar que este livro tratava de mais uma lamechas história de amor e, quem segue habitualmente os meus escritos, sabe que não gosto desse tipo de livros, embora os leia. Foi assim, aliás, que li este. Não me arrependi.

 

Talvez um dos melhores que já li este ano. Estou contente por surgirem novos valores na escrita nacional e com ideias excelentes para livros. É que o livro que eu considero o melhor que li até hoje neste ano de 2021 é também de um autor português e também residente no Norte. Estão todos de parabéns!

 

No comments: