Saturday, March 27, 2021

“Jane Sem Limites” (impressões pessoais)

 

Última sexta-feira do mês é sinónimo de debate do livro do mês no nosso clube de leitura. A obra escolhida foi esta. Já nem me lembro se eu votei neste livro mas gostei bastante de o ler.

 

O livro parece ser confuso mas será, no meu entender, uma personificação da própria casa que lhe dá cenário. Trata-se de uma mansão intrigante, feita a partir de objetos vindos de muitas outras casas de diferentes partes do Globo. Jane prometeu à sua tia que aceitaria de imediato um convite que fosse feito para participar num dos faustosos bailes que ali tinham lugar.

 

É assim que a protagonista é introduzida neste ambiente surreal, no meio de personagens misteriosas e intrigantes. Obras de arte parecem desaparecer e reaparecer misteriosamente. De imediato, jane trava conhecimento com um cão que imediatamente se afeiçoa a ela. Este cão tinha a particularidade de ser gentio para as restantes pessoas. Ao longo da obra, é este cão que guia Jane nos passos que ela dá rumo aos acontecimentos mais importantes que se passam naquela mansão que é um mundo.

 

Também me apercebi que a história vai mudando pouco a pouco, tal como o ambiente da casa e os seus compartimentos. Começa como um romance banal, evolui para um romance policial ou de espionagem, evolui depois para o mistério, o terror, o fantástico, a ficção científica, o paranormal…

 

Quando li este livro, imediatamente me lembrei que a autora se inspirou em Stephen King e na existência de mundos paralelos para os quais se atravessava. Imediatamente me lembrei do livro “Talismã”.

 

Só no final é que a autora veio explicar que, tal como eu desconfiei, este livro era feito de partes emprestadas de alguns outros que a marcaram. Não foi mencionado o livro que acima referi mas já tomei nota das obras onde ela foi beber. Por exemplo, o nome de Jane dado á personagem principal vem da obra “Jane Eyre”. Eu por acaso tinha esse livro quando era pequena. Julgo ainda o guardar mas agora também não vale a pena procura-lo.

 

A casa surge do cruzamento de muitas outras casas de outros tantos livros. Os nomes de outros personagens também são retirados de livros.

 

Em suma, com partes de obras que inspiraram a autora, ela construiu um novo livro. Um excelente exercício de escrita criativa.

 

No comments: