Monday, March 29, 2021

Como é que a Google sabe que não tenho filhos?

 

Ao longo do dia, vou sempre atualizando as notícias. Na Google, pois claro!

 

Nesta minha incursão pela atualidade, dei de caras com um artigo dando conta das coisas que nem imaginamos que a Google sabe sobre nós. Estas informações serviriam para mostrar publicidade mais personalizada e filtrar as notícias já de acordo com os nossos gostos e interesses.

 

Na notícia, era dado um link para confirmarmos a informação que a Google tem sobre nós. Como a curiosidade matou o gato, toca de carregar na dita ligação.

 

Talvez quando me registei, tenha fornecido certos dados como idade, género, número de telefone…o que me intrigou foi que a Google sabe até o meu estado civil e vai mais longe mostrando a informação de que não tenho filhos. Curioso! Como é que chegaram lá?

 

Depois surgem outras coisas completamente ao lado. Diz lá no mesmo link que gosto de carros e, por isso, me são apresentados anúncios e notícias sobre veículos. Puro engano! Aqui a todo-poderosa Google espalha-se ao comprido. Não sabe que estou impossibilitada de conduzir devido a ser portadora de deficiência visual.

 

A tecnologia também é uma das minhas áreas de interesse. Por acaso nem é tanto assim. Houve uma altura em que abria notícias banais de tecnologia.

 

E o que dizer do meu grande interesse em procurar livros e jogadores de futebol? Eu costumo dizer até que a Google dá em doida com algumas pesquisas que faço, sempre as mesmas, sempre procurando as mesmas pessoas, os mesmos livros. Isto porque necessito de saber onde e o que estão a fazer determinadas pessoas agora, que abandonaram a liga de futebol cá do burgo.

 

Em relação ás notícias, chego á conclusão que a Google apresenta conteúdos de acordo com o meu género, a minha faixa etária e os meus interesses, embora pouco acerte quanto ao meu gosto por carros.

 

Agora percebo por que me são apresentadas notícias de produtos á venda em lojas, dicas de culinária e artigos interessantes sobre saúde e bem-estar. Estes últimos até são mais úteis.

 

Em suma, a Google está sempre pronta a nos agradar e tenta aproximar-se dos nossos anseios. Chama-se a isto serviço extremamente personalizado.

 

No comments: