Leio agora um romance policial que foi o mais votado pelos membros do nosso grupo de leitura para ler durante o mês de maio.
Nesta obra, é contada a história de três amigos- Jimmy, Sean e Dave. Tudo começa quando eles tinham onze anos e brincavam juntos na rua.
Numa tarde em que as crianças planeavam mais uma travessura, surgiu um carro com dois indivíduos que se apresentaram ás crianças como polícias. Jimmy e Sean não caíram no engodo mas Dave, mais inocente, acabou por entrar no carro dos desconhecidos e ser raptado por quatro dias.
Quando regressou, Dave voltou certamente outra pessoa. Os abusos a que foi sujeito levaram a que se tornasse um adulto inseguro e com muitos fantasmas do passado. Também era um homem sem sorte na vida.
Vinte e cinco anos depois, encontramos estas mesmas três crianças já adultas. Jimmy tem um café, Dave anda de emprego em emprego e Sean é polícia.
Jimmy tem uma filha do primeiro casamento- Kathy- que aparece assassinada. Na noite em que a filha de Jimmy foi morta, Dave surgiu em casa coberto de sangue de alguém. A mulher dele ajudou.
Logo as culpas recaíram sobre Dave. Jimmy é um tipo duro e vai certamente vingar-se de quem matou a sua filha. Fantasmas do passado surgem agora nas vidas adultas dos personagens.
Esta história aborda uma temática muito atual nos dias que correm. Fala sobre violência, delinquência juvenil e de como as crianças eram há mais de duas décadas e como são hoje. Hoje em dia, as crianças estão sujeitas a mais violência e isso muda inevitavelmente os seus comportamentos, a sua forma de brincar. Hoje não se brinca na rua. Hoje os jovens privilegiam mais os videojogos violentos. Está-se a perder humanidade. Estamos a criar uma sociedade violenta. O tipo de violência a que estavam expostas as crianças que brincavam na rua é completamente diferente do tipo de riscos que enfrentam estes jovens de hoje mais sedentários e com ideias imprevisíveis nas suas cabeças moldadas por desenhos animados e videojogos.
Um livro muito bom mesmo.
No comments:
Post a Comment