Agora vem um livro diferente e , de certa forma, inspirador. Se temos de aprender, aprendamos com os melhores. Bebamos pois dos seus ensinamentos, pois se eles chegaram ao topo, temos de ser humildes e retirar alguma coisa dos seus testemunhos.
Esta obra escrita pelo atual CEO da Microsoft pode ser inspiradora. Ele vai narrando o seu percurso de vida e os desafios para o futuro da tecnologia e da humanidade nos próximos tempos.
Satya nadella faz da empatia a chave do seu sucesso. Ao mesmo tempo defende que cada um de nós se deve atualizar para evoluir, ou seja, premir o F5.
Ao longo destas páginas de um livro cuja receita vai na totalidade para causas sociais, Nadella vai levantando a ponta do véu do que será a sociedade daqui a uns anos com a inteligência artificial que começamos a sentir nas nossas vidas e com a computação quântica que será um passo em frente no desenvolvimento social e económico.
Ele aborda particularmente a importância da tecnologia de nuvem que nós utilizamos a toda a hora. Este método permite a países remotos ter acesso a componentes tecnológicas de países mais desenvolvidos sem que para isso tenham de despender grandes quantias em dinheiro. Este tipo de partilhas também permite globalizar o conhecimento e abolir as suas fronteiras.
Há o reverso da medalha. Com tanto fluxo de dados podem cometer-se abusos e atropelos. Aqui o segredo é a confiança. Nós devemo-nos comportar no mundo digital como nos comportamos nas nossas casas, nas nossas ruas, nos nossos locais de trabalho.
Outro grande desafio será colocar as leis a acompanhar os avanços e desafios novos que a tecnologia nos proporciona.
Um livro bastante produtivo. Não é propriamente da minha área de interesse mas é como eu digo, aprender sempre com os melhores, seja qual for o tipo de conhecimento que nos vão oferecer.
No comments:
Post a Comment