Friday, March 04, 2011

O Desporto ainda presente

Para mal dos meus pecados, os sonhos sobre Desporto deixaram de ser tão frequentes como eram antigamente. Eu bem gostaria que nos sonhos me fosse devolvido o que eu perdi na realidade mas isso não acontece amiúde.

Este sonho é uma excepção. O Desporto está presente do início ao fim da acção onírica. A aventura desportiva começa comigo a folhear um jornal regional e a tomar conhecimento que ia decorrer em Abril uma corrida na minha terra. Um dos maiores desgostos da minha carreira foi nunca ter sido possível correr na minha terra. As pessoas de lá só ficaram a saber que eu existia por uma entrevista que dei a um jornal depois de ter ido ao Europeu de Atletismo em 2001.

Surgiu já depois de eu ter terminado a carreira uma oportunidade mas ela não se concretizou. Neste sonho era possível pagar essa dívida. O problema era o tempo que não tinha para me preparar.

A minha determinação em participar nesta prova levava-me a ir de qualquer maneira. Estava até disposta a treinar apenas subindo e descendo escadas, já que não havia tempo para mais nada.

O cenário do sonho é agora um estranho quarto de hotel com três camas e já muito degradado. A mesa-de-cabeceira estava atulhada de toda a espécie de tralha que fazia peso sobre o vidro a ponto de o estalar.

Ora entra em cena a minha adorável colega de trabalho, a tal que um dia destes era colega de quarto da minha irmã num hospital e a mesmíssima que num outro sonho não me ajudava a caminho da Moita a transportar uma débil criatura.

Desta vez ela, igual a si própria, tal como é na realidade, fazendo os mesmos gestos e tudo, ia barafustando comigo mas não era eu o foco da fúria dela. Com o calor da sua raiva, ela até me trocava o nome, substituindo-o pelo da minha irmã. Mais uma vez surge em sonho uma ligação entre ela e a minha irmã. Por que raio acontece isso? Elas nem se conhecem na realidade e será pouco provável, digo eu, algum dia virem-se a conhecer.

E qual era então o problema dela? Bem, ela estava possessa porque uma atleta de nome Rita ou Raquel havia ganho uma prova de Natação que estava de repente a ser transmitida na televisão de minha casa.

No terraço havia ainda duas bicicletas com os pneus vazios. Apesar disso, pegava numa delas para ir dar uma volta. O despertador tocou tirando-me mais um momento deliciosos em que sonho andar de bicicleta. Esse é um dos meus maiores sonhos. Gostaria imenso de aprender.

No comments: