Thursday, March 03, 2011

O comboio amarelo e o comboio vermelho



Esta é mais uma pequena história das muitas que eu aqui coloco de forma a ilustrar bem de que é feito o meu mundo.

Por vezes torna-se extremamente complicado entender as pessoas e elas entenderem-me a mim, sobretudo no que toca a orientações. É incrível como as pessoas passam todos os dias na rua por certo local e não sabem a cor das casas, de alguma placa que lá esteja ou mesmo de uma porta. Assim torna-se muito difícil falarem a minha linguagem que é essencialmente a das cores.

Ainda no outro dia se fartaram (sem qualquer êxito) de me explicar onde era um certo edifício. Davam-me nomes de ruas, números, viragens à esquerda e à direita e isso comigo não funciona de maneira nenhuma. Depois eu perguntei de que cor era a casa. Depois de muito pensar lá me disseram que era verde.

Neste pequeno episódio passado na Estação Nova estavam dois comboios estacionados um em cada linha, como a foto que tive oportunidade de tirar demonstra. Deve lá estar assinalado algures o número das linhas mas isso a mim não me diz nada.

Tal como acontece sempre que vou tirar o bilhete, perguntei ao senhor qual era o comboio. Ele disse-me naturalmente em que linha é que ele estava. Como eu não conheço as linhas perguntei-lhe se era o comboio amarelo ou o vermelho. Se vissem a cara de espanto com que ele me olhou!

Voltei-lhe a fazer a mesma pergunta. Ainda embasbacado, o senhor saiu da bilheteira e foi verificar provavelmente de que cor era o comboio, pois ele conhece as linhas. Olhando ainda para mim com ar de espanto, indicou-me que era o vermelho e desculpou-se com o facto de não ter reparado na cor dos comboios, algo que não constitui admiração para mim.

No comments: