Sunday, March 20, 2011

Fobia a faróis de carros




Já aqui falei desta minha mania de fugir para dentro ou tapar os olhos para não ver os faróis dos carros. É um aspecto bem curioso. Penso não conhecer ninguém com este...como hei-de chamar...distúrbio.

Na verdade este tipo de comportamento sempre me perseguiu desde tenra idade. Sempre que era noite e eu ouvia ao longe o som do motor de um carro, logo corria para dentro a fechar as portas.

Se estou dentro de casa, assim que pressinto que um veículo vai a passar, tapo os olhos para não ver os faróis, como se essa imagem representasse algo de terrível. Já aconteceu gritar por estar distraída e levar com os faróis de um carro reflectidos de uma janela aberta.

E quando estou deitada? Coloco a cabeça debaixo dos cobertores para não ver essa imagem aterradora dos faróis de um carro. Por mais que pense, não consigo perceber por que é que eu reajo dessa maneira.

Curiosamente hoje vivo na cidade e ando na rua normalmente sem me incomodar com os carros e seus faróis que passam por mim a cada segundo. Só me incomodam quando me encandeiam quando ando pela rua. De resto não há o mínimo de transtorno. Estava servida se agisse da mesma maneira que ajo quando estou na aldeia. Então nem saía de casa.

Bem, afinal tenho uma teoria para este meu comportamento. De facto na minha terra passavam poucos carros, principalmente à noite. Quando eu era criança ainda passavam menos. Quando passava algum, se calhar, era motivo para me assustar. É quase a mesma coisa que acontece de cada vez que se ouve o som da viatura do INEM nas redondezas. Toda a gente fica aflita e vem a correr. Na cidade, mal estaria eu se me sobressaltasse de cada vez que ouvisse uma sirene de uma viatura policial ou de uma ambulância a apitar. Confesso que os meus primeiros tempos não foram fáceis nessa matéria. Hoje a situação está praticamente normalizada e já não tenho pesadelos do calibre de um que ainda está a figurar como sendo o pior que tive só porque ouvi uma ambulância de madrugada. Ainda acordo por uma vez ou outra mas já não me incomodam assim tanto.

Vem isto a propósito de ter sonhado mais uma vez com uma situação em que me tive de resguardar de faróis de carros. No meu sonho havia grande movimento na estrada e eu tentava defender-me da perturbadora visão dos faróis dos carros colocando o braço por cima dos olhos. Por mais que fechasse os olhos e os cobrisse com as mãos, via sempre os faróis.

Mais agradável foi sonhar com peixe assado. Quando acordei tocava a música que passo a apresentar no post a seguir a este.

2 comments:

Unknown said...

Eu tenho medo de faróis, mas no meu caso,, é se eu olhar para um farol de carro/moto apagado durante à noite. É como se os faróis fossem os olhos de um monstro. XD

Xbcbx said...

Eu sempre tive esse medo quando eu via um farol de carro eu corria ou me tremia hj eu fico parada de olhos fechados para não ver