Tuesday, November 01, 2011

Um passeio para desanuviar

Antes de iniciar esta crónica de viagens, quero pedir desculpa pelo facto de não me ser possível colocar aqui as fotos da viagem. Na verdade, esqueci-me de as trazer para cá. Como não fui a casa este fim-de-semana, também não as trouxe.

Bem, não está nada perdido. Tenho os vídeos daquilo que para mim foi o ponto alto da viagem- a animação de um grupo vindo da localidade de Tarouca, perto de Lamego.

Não estava a contar com este programa para o fim-de-semana mas, já que se afigurou essa possibilidade, houve que aproveitar. As oportunidades de passear são tão poucas para mim que há que as agarrar enquanto posso.

Rumaríamos ao Norte de Portugal em peregrinação aos templos sagrados de alguns dos mártires da nossa História. Santa Maria Adelaide, Santa Alexandrina e São Torcato foram alguns locais visitados. Também se iria ao Bom Jesus a Braga.

A manhã estava algo fria quando esperávamos o autocarro. Estava a amanhecer e as corujas já recolhiam ao seu ninho onde iriam descansar para atormentarem o sossego a quem como eu necessitasse de dormir bem para enfrentar mais uma semana de trabalho.

No autocarro parecia ainda estar mais frio do que na rua. Havia um vidro que teimava em não fechar e o ar condicionado ia ligado. Estavam previstas temperaturas amenas para esse dia. Ate iriam saber bem aqueles vidros abertos mais tarde.

A primeira paragem foi na Santa Maria Adelaide. O meu pai e os seus amigos iniciaram o seu périplo pelas tascas. Se aqui não teve importância, pois não sou muito apreciadora de santos, houve uma ocasião em que fiquei pior que fula por se ter ficado pelas tascas em vez de termos ido visitar o Mosteiro da Batalha.

Aproveitou-se a paragem para se comer. Dois cães fizeram uma visita ao grupo. De início eu pensava que era só um. Só mais tarde é que me apercebi que eram dois e eram iguaizinhos. Roíam ossos de leitão com uma voracidade monstruosa e eu estava a divertir-me tirando-lhes fotos e tentando filma-los mas a minha máquina para filmar não dá muito bem. Apanha cortes.

Passámos pelo interior do cemitério. Eu já lá tinha estado a tirar fotos mas voltei com eles na direcção de mais um templo…erguido ao deus Baco onde o meu pai (encantado com a qualidade do vinho) adquiriu um garrafão de cinco litros dele que partilharia no autocarro. Vinho foi derramado no autocarro porque a rolha saltou disparada com a pressão. Ao me chegar o odor forte a vinho, lembrei-me que senti o mesmo odor em sonhos há sensivelmente dois dias atrás

Fomos até Santa Alexandrina onde se voltou a frequentar o templo pagão de Baco. Havia lá uma feita. Lembro-me que da outra vez comprei umas sapatilhas azuis que fizeram muito furor. Desta vez não comprei nada e o protagonista das minhas fotos voltou a ser um cão preto que nos perseguia.

O almoço seria em São Torcato, perto de Guimarães, onde o meu pai viu calças de camuflado e resolveu comprar. Também se anunciavam almofadas que curavam milagrosamente todos os males da coluna. Por cinco euros comprava-se logo quatro dessas almofadas.

Almoçámos. Como não podia deixar de ser, não faltou o leitão á Bairrada e o bom vinho para regar a farta refeição. Seguiríamos rumo a Braga.

Houve quem se aventurasse a descer as escadas do Bom Jesus. Como não sou muito apreciadora de escadas, optei por fazer o percurso de autocarro. Só duas ou três pessoas se aventuraram a fazer a sinuosa caminhada. O meu pai e o seu amigo saíram da camioneta. No regresso tiveram de andar á procura deles. A sorte foi que eles não se tinham afastado muito do local onde haviam ficado e foi fácil localizá-los.

Enquanto esperávamos, assistimos à animação do grupo que tinha o autocarro estacionado ao lado do nosso. Foi maravilhoso. Diverti-me imenso. No post a seguir irei apresentar os vídeos.

Seguimos para o Sameiro, ultima paragem para merendarmos antes do regresso. Foi aí que se notou as tremendas bebedeiras que algumas pessoas exibiam.

Regressámos a casa. Este passeio viria a dar-me um alento excepcional para enfrentar uma semana de trabalho. Para além de ter descansado lindamente durante a noite, foi o estímulo que faltava para refrescar o espírito.

No comments: