Tuesday, November 22, 2011

Excursões e episódios caseiros

Por onde começar a descrever isto?

Era 25 de Abril no meu sonho e essa data calhava à terça-feira. Eu tinha de ir trabalhar na segunda-feira antes desse feriado sem ter direito a ponte.

Contava os dias recorrendo a um calendário de 2012 para ver em que dia calhava esse feriado que celebra a instauração da Democracia em Portugal mas enganava-me sempre. Quanto mais contava, mais água metia. Números e datas não são o meu forte. Nos sonhos muito menos.

Mas por que é que eu estava preocupada com esse feriado e em contar os dias até lá? Isso devia-se a uma longa excursão…a Elvas que iria durar três dias. Eu queria muito ir a esse passeio mas ainda não sabia se ia ter disponibilidade.

A julgar pelas teorias da minha irmã, nem férias podia tirar nessa altura. Que pena!

Enquanto isso, contentei-me com um passeio a uma localidade mais próxima. Fomos até Cantanhede. Fotografava um enorme monumento branco que me parecia ser uma capela.

Chegámos ao nosso destino- uma casa onde havia muitos cães e cabras. O gado caprino alimentava-se de uma erva excepcionalmente verde num local com muito pouca luminosidade. Cheirava intensamente a excrementos e outros odores de origem animal.

Já em casa, preparava-me para me ir deitar. Passava pela sala escura quando vi pela janela o semáforo azul de uma ambulância que ia parar à porta de casa da minha vizinha. Corri a alertar a minha família para algo de errado que se estava ali a passar e logo nos precipitamos todos para a rua para ver o que realmente havia sucedido. O mais provável era ela ter caído lá por casa.

Para além da ambulância, havia também uma pequena viatura. Parecia um daqueles carros dos paramédicos que normalmente acompanham as ambulâncias. Parecia mais pequeno, quase um carrinho de brincar.

Em vez de serem amarelas, ambas as viaturas eram brancas. Uma inovação onírica. Fiquei na dúvida se existem na realidade veículos dos paramédicos brancos. Ambulâncias brancas há imensas.

Quando acordei, havia um barulho quase insuportável de veículos na rua. Voltei a adormecer e a sonhar com mais peripécias sem que haja um fio condutor para que elas sejam aqui narradas.

No comments: