Monday, November 28, 2011

“In The Army Now”- Statusquo (Música com Memórias)

Era o tempo em que não perdia uma única contagem do top das músicas mais vendidas em Portugal.

Hoje se me perguntarem qual a minha música favorita eu não sei responder. Naquela época era diferente. Se me perguntassem qual era a minha música favorita, eu nem hesitava em afirmar que era esta.



Estava sempre nos primeiros lugares do Top que normalmente era liderado pela balada “Lover Why” dos Century. Era por isso que eu na altura detestava essa música porque “In The Army Now ” não passava do segundo lugar por causa dela. Na altura, diga-se de passagem, não apreciava muito baladas, ao contrário do que acontece hoje. Por esse motivo, hoje a canção que abominava naquela época é uma das minhas favoritas. Como as nossas convicções mudam à medida que vamos crescendo!

Apesar de bem classificada na tabela semana após semana, poucas vezes era passada na íntegra. Quando isso acontecia, então eu fazia uma festa. Na rádio que eu ouvia na altura, cheguei a pensar que eles não tinham este single. Houve uma ocasião em que passaram esta música à hora do almoço mas nunca mais a voltei a ouvir naquela frequência. O disco estaria, segundo a minha fértil imaginação da altura, escondido no “Estúdio 2” que era como eu chamava ao andar de cima do edifício onde estava a rádio mas que não era usado pela mesma. Eu é que pensava que havia lá uma imensidão de discos escondidos, discos esses que seriam descobertos por mim e pela minha amiga Cristina. Mais tarde até fizemos isso as duas mas foi noutra rádio. Até que foi engraçado. Quando fizer um “Música Com Memórias” destinado a uma outra música, conto essa história mas penso que até já a contei há tempos.

Voltando à música que me despoletou as memórias de hoje, lembro-me de uma ocasião em que era véspera da festa da minha terra. Eu estava quase no fundo do lugar com a minha mãe e a minha irmã em casa de uma senhora da minha terra.

Pela instalação sonora da aparelhagem ouvi os acordes desta música e logo corri que nem louca pela ladeira acima na direcção da capela para a ouvir mais de perto. Era a loucura!

Hoje ouço-a com muita frequência na M80. Por ter acabado de passar e por ainda não ter nada para escrever hoje, resolvi dar-lhe destaque e descrever como ela foi importante na minha tenra juventude.

No comments: