Tuesday, November 08, 2011

Mais uma vez, Artur

O Benfica venceu os suíços do Basileia por 0-2 e está a um pequeno passo de se apurar para a fase seguinte da Liga dos Campeões. O jogo fica marcado por mais uma estrondosa exibição de Artur que está a mostrar que foi uma contratação acertada para a baliza do Benfica.

Canetas a postos e a escrever como deve ser, vamos então narrar o que vimos pela televisão deste jogo do Glorioso. Salta à vista a titularidade de Rodrigo em detrimento de Cardozo.

Na sequência de um livre, o Jogador Número Dezassete do Basileia remata com perigo mas a bola vai um pouco ao lado da baliza de Artur. Artur defende depois um remate de Frei.

O guarda-redes do Basileia também não quer ficar para trás em termos de defesas e aplica-se num remate de Rodrigo.

Que lance estranho! O que vale é que Artur estava atento.

Sensivelmente aos vinte minutos de jogo, o Benfica marca o primeiro golo. Por quem? Por Bruno César que ultimamente tem marcado imensos golos, alguns foram mesmo decisivos.

O jogador Streller vê o cartão amarelo. Num mano a mano com Artur, o nosso guarda-redes leva a melhor sobe o mesmo jogador. Empolgado, Artur volta a brilhar, opondo-se com categoria a um remate do temível Jogador Número Dezassete do Basileia. Este miúdo anda a ser seguido pelos colossos do Futebol Europeu mas cá para mim ainda vem parar ao Glorioso. No passado houve histórias assim de jogadores que terão feito o jogo das suas vidas frente ao Benfica e que acabaram por vir para a Luz no ano seguinte. Havia uma máxima há uns anos que era: “joga bem contra o Benfica e no Benfica jogarás”. Quem não se lembra de Sabry? Esse brinca-na-areia jogou magnificamente bem contra o Benfica nas competições europeias ao serviço do PAOK de Salónica e veio para o Benfica. Jogava essencialmente para o espectáculo e era pouco eficaz. Se acaso as coisas até saíam bem, era de levantar o estádio e os adeptos aplaudiam. Foi depois para o Marítimo e nem aí era titular. Acabou por desaparecer de circulação. Este jogador de que estou a falar ainda é um jovem e parece ser um craque mesmo.

Emerson vê um cartão amarelo. Adivinhem sobre quem fez ele a falta! Sobre o jogador de quem eu tenho vindo a falar- o Jogador Número Dezassete do Basileia. Realmente é de colocar a cabeça em água a qualquer um. É um craquezinho ainda a dar os primeiros passos. Cristiano Ronaldo que se cuide! Vem aí concorrência.

Gaitan desperdiça uma oportunidade de golo ao enviar a bola por cima. Isto passa-se antes de ser levantada a placa com os descontos.

Sai um remate de Streller com algum perigo e em cima do apito do árbitro para intervalo. O Benfica chega ao final da primeira parte a vencer por 0-1.

António Tadeia: “A Champions já exige um bom pedigree”. Ora repita lá! Essa foi boa.

Emerson ia marcando. Se acaso isso tivesse acontecido, seria o seu primeiro golo desde que está a jogar na Europa. Recorde-se que o lateral esquerdo do Benfica chegou à Europa para representar os franceses do Lille na época de 2006/2007.

Aimar falha o golo na cara do guarda-redes do Basileia. Foi uma bela assistência de Luisão. Na resposta o Basileia remata sem perigo para Artur que viria a negar o golo a Streller pouco depois.

Cartão amarelo para o Jogador Número Oito do Basileia por dar com o cotovelo em Cardozo que entretanto havia entrado para o lugar de Rodrigo. É o próprio Cardozo que marca o livre. Para se vingar do seu agressor, nada melhor do que o transformar em golo. É o segundo do Benfica.

Maxi Pereira sai lesionado e entra Miguel Vítor. Entretanto, no duelo particular entre o Jogador Número Dezassete do Basileia e Artur, o guarda-redes leva mais uma vez a melhor.

Remate de muito longe da autoria de Nolito, me parece. Entretanto Emerson vê o segundo cartão amarelo e é expulso. Escuso de mencionar o número do jogador que ele travou em falta. Nesta altura já todos sabem que foi o mesmo que cavou o primeiro cartão ao jogador brasileiro. Vai ser um problema para o Benfica, a ausência de Emerson. Sem ter Capdevilla inscrito, terá de ser o jovem Luís Martins ou uma adaptação de outro jogador a solucionar o problema.

Nesta altura Gaitan também faz figura de corpo presente em campo. Já se arrasta, o argentino, pelo relvado suíço.

Artur continua a sua boa exibição. Por acaso agora sofre falta. Por demorar a recolocar a bola em jogo, ele vê cartão amarelo. Sai também um cartão da mesma cor para o Jogador Número Dezassete do Basileia. Sim, que isto não é só andar a cavar cartões amarelos para os outros.

O jogo termina com o triunfo do Benfica por 0-2. No próximo jogo em casa também contra o Basileia, para além de não contar com Emerson, o Benfica também não poderá ser orientado por Jorge Jesus que foi expulso do banco por protestos.

No comments: