Monday, June 27, 2011

“Policy Of Truth”- Depeche Mode (Música com Memórias)

Sonhei uma destas noites com aquele cão que marcou a minha infância…e pelos vistos a da minha prima.

Neste texto recordo o dia em que ele foi atropelado. Um dos temas que me lembro de ter passado na rádio nesse dia foi este. Agonizando, Dick uivava ao som desta música. Para não o ouvir, a minha mãe saiu de casa virada ao lugar.



Dick era um cão preto e branco, de porte médio mas com ar ameaçador. Andava quase sempre à solta e muitas vezes passava longos períodos sem vir a casa. O meu vizinho afirmava tê-lo visto a atravessar a Estrada Nacional. Ironia do Destino, acabou por ser atropelado a cem metros de casa, na madrugada de 10 de Agosto de 1989, quando não havia movimento na estrada.

Certa vez, andávamos nós na escola primária, o cão desapareceu. Desta vez demorou mais tempo a regressar. A minha mãe já tinha perdido a esperança em o encontrar vivo. Uma noite a minha irmã rezou à Rainha Santa para que o cão aparecesse. Na noite seguinte, um temporal como há muito não se via assolou a nossa terra. Terá sido isso que salvou o Dick de ficar preso na toca dos coelhos onde estava. Sem que ninguém contasse, o cão apareceu. Era da cor do barro e apresentava-se bastante débil por ter estado muitos dias sem comer. Foi a partir daí que a minha irmã ficou devota da Rainha Santa e ainda hoje lhe reza.

Outra história que se recorda do Dick tem a ver com a morte da minha avó. Nessa noite ele uivou à janela do nosso quarto. Foi por isso que todos lá em casa entraram em pânico quando ele voltou a uivar, desta vez para adivinhar a sua própria morte.Com a coluna quebrada, em extrema agonia, Dick teve de ser abatido.

Ainda há tempos achei piada ao facto de a minha prima recordar que tinha medo de passar por ele, apesar de ele nunca ter feito mal a ninguém. Apenas ameaçava e cultivava um ódio de estimação por um nosso primo que o provocava. Certo dia, estava a motorizada do meu primo estacionada à nossa porta. O cão vinha do lugar, olhou fixamente para o meio de transporte do meu primo e rosnou de raiva. Fartei-me de rir.

No comments: