Tuesday, June 14, 2011

Festival Eurovisão da Canção 2011

E eis que chega finalmente a grande noite…contando que não seja a canção da Grécia a vencer esta edição de 2011. Rezemos todos a um qualquer deus que não seja grego para que tal não aconteça. Podem vencer todas menos essa.

As minhas canções favoritas são a Áustria, a França e a Islândia. Aquelas que eu acho que podem surpreender, embora não goste do estilo, são a Itália, a Moldávia e a Irlanda.

Comecei por ver o Festival através do computador. Assim estaria mais perto do telefone para votar. Desta vez estava indecisa em relação ao meu voto. Tinha de escolher uma de entre as três canções que acima referi. O meu voto acabou por recair na canção francesa por ser original. Há imensos anos que a França não participava no Festival com algo de jeito. Se bem me recordo, no ano passado os franceses não tiveram mais nada para levar ao Festival e levaram o hino da sua selecção nacional de Futebol no Mundial 2010. Se tivessem adivinhado a miséria que foi a sua participação nesse evento, nem hino teriam feito. Punham o Anelka a cantar e os restantes eram o coro.




Bem, fiquei a saber que aquele grupo de islandeses é bem numeroso porque se juntou em homenagem ao intérprete original da canção que levaram ao Festival deste ano. Segundo consegui apurar, ele terá morrido subitamente depois de ser entrevistado para a televisão, tal como morrem alguns desportistas ou cidadãos comuns aparentemente saudáveis. Daí se justifica cada um deles cantar e tocar um pouco da música. Eles eram seis. Não me enganei muito a conta-los no outro dia.

Ouvidas todas as canções, eis que chega o emocionante momento das votações. Oh não, a Grécia a receber imensos votos! Que horror! Vou-me já embora.

A canção da Espanha nem era má, no entanto está cá para trás. Portugal deu doze pontos aos Espanhóis e a canção subiu um pouco mas logo voltou a descer.

A Itália regressa em força após longa ausência da Eurovisão. Pode ser a vencedora e seria engraçado isso acontecer. Penso que o Festival sem a presença da Itália estava a perder algo. Falta também o Luxemburgo que nos anos setenta obteve grandes resultados com grandes músicas que ficam a anos-luz das que têm vencido ultimamente, especialmente o ano passado. Isso sim eram grandes canções!

As votações estão quase a terminar e o Azerbaijão já leva uma margem enorme sobre a concorrência. Pode-se dizer que já ganhou. Também está boa a vitória desta canção para mim. Eu não queria mesmo que ganhasse a Grécia ou a Alemanha. Qualquer outra poderia ganhar.

As minhas canções favoritas ficaram todas a meio da tabela. Para baixo ficou a Espanha de forma inexplicável. Os Europeus não sabem votar.

No comments: