Thursday, June 16, 2011

Inquietações de toda a índole

Talvez isto tenha sido um prenúncio de pequenas confusões que se vieram a verificar nas semanas seguintes. Agora, que pego nestes apontamentos, estou-me a lembrar.

Lembro-me de ter sonhado com extensas listas de exames médicos. Andava atarefada às voltas com aquilo sem saber o que fazer. Fiz imensos telefonemas e cada vez sentia que havia mais confusão.

Mudemos o cenário onírico para minha casa. Era noite do Festival Eurovisão da Canção mas o meu pai e a minha irmã estavam sempre a mudar a televisão de canal e não me deixavam ver este evento na íntegra.

Havia um concorrente da Sérvia chamado Zoran que tinha tido problemas com o consumo de cocaína. No decorrer da sua actuação, a certa altura, ele tirava a roupa.

Já se sabia de antemão quem iria ganhar o Festival Eurovisão da Canção. Era a Alemanha ou a Dinamarca, já não me lembro bem. Tratava-se de uma cantora de raça negra com uma canção que já fazia imenso sucesso nas rádios por todo o Mundo.

Entretanto o meu pai já tinha ido para a cama e a minha irmã esperava pela novela ou coisa do género. Ouviu-se um barulho daqueles que na realidade se ouvem no forro do tecto lá em casa. Não são assombrações ou espíritos. Devem ser os ratos a passearem pelas tábuas. Estremunhado com o barulho, o meu pai correu para a cozinha a perguntar o que tinha sido aquilo. Como ele andou na guerra em África, fica sempre assustado quando ouve um barulho e não consegue identificar o que o originou.

Quando voltei a mudar para o Festival, já toda a gente fazia a festa final confraternizando toda junta. Liderados por uma concorrente com um vestido branco semelhante ao de noiva, toda a gente desapareceu rumo aos bastidores.

Era de manhã e encontrava-me na sala de minha casa. A minha mãe veio da rua a correr para avisar que tinham finalmente achado uma pequena cadela castanha que andava à porta de minha casa. O pequeno animal terá sido atropelado ou envenenado. Quando a encontraram numa terra ou num pinhal, ela já se encontrava em avançado estado de decomposição e estava quase irreconhecível. Desconfiava-se que a pequena cadela era de uma senhora da mina terra. A minha mãe preparava-se para ir até ao lugar comunicar a desagradável notícia. A cadela já estava estraçalhada por outros animais. Dava a sensação de já não estar inteira.

O dia seria mais agradável do que a noite. Prometia muito e não desiludiu. Todos os pormenores nos próximos capítulos deste meu humilde espaço.

No comments: