Tuesday, June 21, 2011

“Bom Dia, Bom Dia”- Ilda de Castro (Música com Memórias)

Desde já lamento não ter achado esta música no Youtube. Seria óptimo para as pessoas que não sabem do que falo se contextualizarem. Mesmo assim não deixo passar a oportunidade de recordar algo que esta música me faz lembrar.

Penso que esta música faz parte do primeiro álbum de Ilda de Castro, pelo menos que eu tenha conhecido na altura. Estávamos em inícios dos anos noventa, mais ou menos por esta altura do ano em que acordávamos já com o Sol a entrar através da janela que ficava aberta.

O meu pai ligava o rádio todas as manhãs na Antena 1 e costumava passar quase sempre essa música. Na altura ainda não havia sido inventado o conceito de “música pimba” e, no meu ver, esse conceito fez com que alguma música portuguesa deixasse de passar nas rádios nacionais. Hoje eu penso que é completamente inconcebível este tipo de música passar na Antena 1 ou na Renascença mas na altura lembro-me de ter acordado muitas manhãs ao som desta canção.

Nesse mesmo álbum, Ilda de Castro interpretava também uma versão de uma canção antiga de António Calvário que se chama “Regresso”. Na altura não gostava nem um pouco dessa música mas quando ouvi a interpretação de Ilda de Castro passei a adorar a original e as muitas versões que foram feitas. Inclusive tenho lá um CD com uma tuna académica também a cantar isso e está espectacular.

Como gostava imenso dessas duas canções, adquiri na altura a cassete da Ilda de Castro que hoje há-de estar guardada algures lá em casa. Já não passo cassetes. Sinal da evolução tecnológica.

3 comments:

Anonymous said...

Tenho a mesma recordação de infâcia, também acordei muitas vezes a ouvir esta canção na rádio, o meu pai acordava-me um bocadinho antes para que eu a ouvisse.Encontrei a música no youtube é só procurares Ilda de Castro bom dia, mas aqui vai o link: http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=US#/watch?v=Elh2aRLzIqc

Anonymous said...

Fantastic website you have here but I was wanting to know if you knew
of any community forums that cover the same topics talked about
here? I'd really like to be a part of community where I can get opinions from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Kudos!
Also visit my site CD Storage Box

Anonymous said...

Greetings from Colorado! I'm bored to tears at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break.
I really like the information you present here and
can't wait to take a look when I get home. I'm amazed at how fast your blog loaded on my cell phone
.. I'm not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, wonderful site!


Also visit my web site - home ac Hartland