Wednesday, June 15, 2011

“La Copa De La Vida”- Ricky Martin (Música com Memórias)

Nada de relevante aconteceu neste dia. Preparei-me para ir dormir sem nada para contar aqui neste espaço. Já ia para desligar o rádio quando ouvi o anúncio do concerto de Ricky Martin que vai acontecer brevemente em Portugal. Imediatamente a seguir passou esta música.



Por que não inaugurar por aqui um espaço em que invoco as recordações que certas músicas me trazem? Uma vez que a música me leva muitas vezes a viajar ao sabor da fantasia e me traz de volta momentos e recordações, por que não partilhá-las por aqui?

Emocionei-me um pouco ao recordar esta música que foi feita para ser o hino oficial do Mundial 98 que decorreu em França e que foi vencido pela selecção local naquele mítico jogo com o Brasil em que Ronaldo terá tido um ataque de convulsões e em que Zidane se deu a conhecer ao Mundo.

Isto passou-se nos meus gloriosos tempos de estudante em que eu fazia uns trabalhos em áudio para levar para a escola. Naquele tempo eu não tinha computador, nem aparelhos sofisticados para fazer spots. Simplesmente colocava o CD ou a cassete na aparelhagem e com um gravador pequeno gravava a minha voz por cima da música. Na altura eu era uma expert a fazer essas habilidades a que eu carinhosamente chamava montagens. Estava, portanto, nos meus tempos áureos das gravações loucas que ainda guardo em arquivo. Provavelmente até terei este spot guardado em mais do que uma cassete.

Como foi feito? Antes de a cassete ser passada e gravada a minha voz por cima, gravei apenas as partes instrumentais desta música. De referir que tinha duas versões desta música- a mais acelerada que esperei que passasse na Rádio Cidade para gravar e uma que era a versão que passava nas outras rádios e que acaba de passar agora. Arranjei aquilo de modo a ficar uma música só, instrumental e que eu pudesse usar para som de fundo para disparatar um pouco nas minhas loucas gravações sobre o Mundial 98. Também usei essa montagem para fazer um spot de rádio que, como atrás referi, levei para a escola. Estava quase tão bom como se tivesse sido gravado num estúdio de rádio a sério. Que saudades!

Esta música tem igualmente outra história. É uma história diferente mas também tem a minha vida académica como pano de fundo. Na festa de Natal da residência universitária onde eu estive enquanto estudante, resolvi fazer um número semelhante àquele que faz grande sucesso no Youtube. Tirei duas músicas de dois CD’s diferentes para uma cassete. Uma delas era esta, da outra não me lembro mas sei que também era uma música ritmada. Vestida com um fato de treino e um boné com a pala virada para trás, eu fazia uma coreografia de improviso ao som da música. Assim que surgiam os primeiros acordes de “La Copa De La Vida”, desfazia-me rapidamente do fato de treino e do boné sem parar de dançar e exibia uns calções brancos e uma camisola não oficial do Benfica. Como adereço trazia uma bola de borracha também do Glorioso. Desse momento ainda restam fotos. Gostava de ter isso filmado mas na altura não havia máquinas digitais e telemóveis como há agora. Se acaso tivesse filmado aquele número, garanto que ainda fazia mais sucesso do que o que coloquei no Youtube com os adereços de Natal.

E assim partilhei convosco as minhas memórias em torno da canção “La Copa De La Vida” de Ricky Martin. Prometo continuar este espaço, mesmo que não seja possível achar a canção pretendida no Youtube. Valem as histórias e as memórias.

No comments: