Monday, June 27, 2011

A Natureza anda estranha

Não é só em sonhos que a Natureza e o Clima andam estranhos. Provavelmente os sonhos que ando a ter com fenómenos naturais extremos reflectem as reflexões que vou fazendo sobre algo que está a acontecer e que eu não sei o que é mas sei que, daqui para a frente, haverá a tendência para as coisas piorarem.

Tenho notado que já nem chove aqui como antigamente. Os dias cinzentos que adivinhavam a queda de chuva a qualquer momento passaram à história. Agora andamos na rua sem nos preocuparmos com nada. O Céu está azul e sem nuvens. No espaço de cinco minutos, fica tudo escuro quase como se fosse noite e uma intensa tromba de água desaba impiedosamente sobre nós, acompanhada de trovoada estridente.

O curioso é que este fenómeno se dá sensivelmente à mesma hora, lá para o final da tarde. Lembro-me que quando andava no liceu, o professor de Geografia mencionou que devido a um qualquer fenómeno, chovia sempre à mesma hora no Equador. Eu lembro-me de me ter rido disso. Assim eles já sabiam com o que contavam. Nós aqui em Portugal também iremos passar a saber que por volta das sete da tarde irá chover, dê lá por onde der. Como o clima está a mudar!

Agora não é só na Islândia que os vulcões adormecidos há centenas de anos resolvem acordar. Há um vulcão no Chile que ameaça provocar um caos na aviação e outro na Eritreia que já estava adormecido também há muito e resolveu despertar furiosamente. Mas por que estão tantos vulcões a despertar ao mesmo tempo? Que se está a passar no interior do nosso Planeta?

Os noticiários não têm falado de outra coisa ultimamente que não de uma tal bactéria que já matou dezenas de pessoas na Alemanha. Não será essa bactéria também fruto das alterações climatéricas? Não terão sido criadas condições ambientais para a sua mutação? Eu já não digo nada. Estão a aparecer por cá fenómenos muito estranhos. Não admira que surjam novos seres impulsionados por tudo isto.

Onde iremos parar? Como travar todas estas loucuras da Natureza? Já surgem notícias de malária em Portugal. Atenção que não foram pessoas que a trouxeram de África. Há indícios de que o agente da doença encontrou condições propícias para se desenvolver aqui. É o que eu digo, Portugal quase parece um país tropical. Para além de chover sempre à mesma hora, agora temos condições para o desenvolvimento da malária e tudo.

No comments: