Thursday, December 16, 2010

Gostam de vestir bem mas fedem que nem doninhas

Segundo um daqueles estudos bem curiosos e bem interessantes que alguém tem a ideia de elaborar, parece que os Portugueses estão entre os povos europeus (ou mundiais, já não me lembro) que melhor vestem. Em contrapartida, são também um dos povos menos cuidadosos no que toca a cuidar da higiene pessoal.

Isso eu já tinha reparado. Basta entrar num local público e sentir o ambiente transtornado de odores desagradáveis. No Verão ainda é pior. (ver texto “Multas pesadas para quem não cuida da higiene pessoal”).

Por acaso, sempre que me entrava pelas narinas adentro um intenso e desagradável odor a transpiração ou um intenso aroma a cuecas por mudar, nunca me deu para reparar na roupa que traziam. Eu não distingo de que marca é a roupa que envergam, logo é provável que muitas dessas pessoas usem mesmo roupa chique.

Bem…lembrei-me agora que uma das criaturas que encontrei e que tresandava a suor até trazia uma bata mesmo à serrana. Se era de uma marca chique ou não, não pude averiguar mas haverá certamente roupa de usar na aldeia de marcas conceituadas.

Também me lembro de uma professora minha que comprava um fato por mais de duzentos contos e andava com ele até ter umas nódoas bem nojentas. Depois deitaria esse para o lixo e comprava outro. Manias. Penso que ela tomava banho.

Um dia destes andarei pela rua muito descontraidamente e um odor putrefacto invadirá a paz e o sossego das minhas narinas. Então olharei para o lado e não me espantarei se tal odor desagradável imanar do corpo daquela senhora com ar snobe que vai à minha frente com um fato bem chique, uma carteirinha a condizer com os sapatos importados e uma bem tratada pele ao pescoço. Ao menos dizem que eu não sou um primor a vestir-me mas orgulho-me de tomar banho todos os dias…e de trocar a roupa interior também diariamente.

Não tive acesso aos dados completos deste estudo, apenas ouvi a notícia por alto e achei engraçado dissertar um pouco sobre ela. Provavelmente no topo das pessoas mais porcas do Mundo deverão estar os Franceses. Já há anos que ouço dizer que é em França que se fabricam os melhores perfumes precisamente pela necessidade de os Franceses disfarçarem o seu intenso e desagradável odor corporal. Do lado oposto estarão os habitantes de um país asiático qualquer. Dizem que foram os Chineses até que inventaram o banho. Boa invenção, não acham?

No comments: