Friday, July 30, 2010

Peixe-gato



A vantagem do meu trabalho é que, dia após dia, vou aprendendo sempre algo de surpreendente. São muitos os frutos que agora conheço e dantes não conhecia e sempre vou aprendendo para que servem e como se confeccionam certos produtos, se bem que não os tenciono confeccionar.

Já aqui falei do lulo (ainda há pouco comi dois) e da feijoa sem ser a minha gata. Há outros frutos tropicais bem coloridos, perfumados e interessantes para descobrir num hipermercado perto de si. Todos chegam da América Latina e sempre questionamos como é que aquilo se come. Depois lá se inventa, tal como fiz com os lulos que toda a gente me dizia que serviam para fazer sumo. Eu abro-os ao meio e como a sua polpa bem sumarenta e rica em vitamina C.

Hoje apareceu-me alguém a perguntar se havia…filetes de peixe-gato. Peixe-gato? Terei ouvido bem. Mesmo depois de eu ter mandado a cliente para a peixaria perguntar, ela estava a meu lado e ouviu eu a conjecturar sobre a existência de tal peixe. Ela disse que também não conhecia mas que lhe disseram que era muito bom. Eu acredito.

Imediatamente na minha cabeça comecei a imaginar que aspecto teria o peixe-gato. Metade peixe e metade gato, tal como acontece com as sereias que têm uma parte constituída por um formoso corpo de mulher e a outra com barbatanas, tal como qualquer peixe? Um rabo de gato com umas listas em vez de escamas e barbatanas? Então por que raio é chamado assim?

Passaram-me todos os disparates e mais alguns pela mente e logo achei que um texto abordando esta temática seria de valor. Então aqui está ele, logo na altura com a promessa de ir investigar o que era o peixe-gato quando chegasse a casa.

Assim fiz. Como é que não me lembrei que o peixe-gato podia ser chamado assim devido aos seus longos bigodes que fazem lembrar os de um gato? Era mais divertido imaginar um peixe a surgir das águas do rio com uma cabeça de gato do que ter dele apenas os bigodes.

Se os filetes de peixe-gato são deliciosos ou não, ainda não posso confirmar mas hoje fiquei a saber mais alguma coisa sobre peixes.

1 comment:

Anonymous said...

¿Bagre?