Thursday, July 01, 2010

Feijoa, nome de fruto?




Um dia destes cheguei ao trabalho e vi em cima do balcão uma etiqueta com a palavra “Feijoa” escrita e um preço por baixo. Por graça brinquei com os meus colegas:
- “Não sabia que a minha gata estava assim tão desvalorizada!”

Fiquei curiosa em saber o que era afinal a tal feijoa. Algo parecido com feijão? Nada disso. Na tarde do outro dia vi uns frutos verdes semelhantes a abacates numas covetes e identificados como tendo o nome que, a propósito não sei de quê, foi posto àquela gata castanha e branca.

Se alguém soubesse da existência deste fruto exótico de nome feijoa e perguntasse por que razão a gata se chamava assim, ficaria atónita e não saberia responder. É que, como acima referi, já não me lembro como é que a gata ficou Feijoa. Ela nasceu já no longínquo ano de 2004. É natural que eu não me lembre.

Fui ao Google investigar algo mais sobre este fruto. Fiquei curiosa. Trata-se de um fruto proveniente da América Latina, de cor verde e parece que é proveniente de uma espécie de arbusto. Quanto à origem do seu nome, na Wikipedia está o seguinte:

“O botânico alemão Otto Karl Berg nomeou o género em honra de João da Silva Feijó (século XVIII), director do Museu de História Natural de S. Sebastião, no Brasil.”Estou curiosa para provar feijoa para ver a que sabe. As arranhadelas da Feijoa que eu conheço não sabem nada bem. Acreditem!

No comments: