Monday, July 26, 2010

A canção de chocho



Um dia destes pediram esta música no “Agora Escolha” da M80. É incrível como eu, cada vez que oiço isto, ainda me recordo de certas histórias deliciosas que se passavam na minha infância. E se eu fosse colocar esta história na página do Top da M80? Seria giro mas só não coloco porque trabalho e tenho pouca disponibilidade.

Já estava a ver o diálogo travado entre mim e Pedro Marques:
Pedro Marques:- Então? Sei que tem uma história curiosa com este tema.
Eu (perdendo a compostura e desmanchando-me a rir): - Pois é, isto leva-me à minha infância e ao tempo em que a minha falecida avó ainda era viva….bla bla bla…whiskas saquetas…(rindo-me até danificar o telemóvel com lágrimas e baba)…e a combinação da minha avó…hihihihi…e cantávamos isto para a ver chateada…ela estendia a mão para nos bater…nós fugíamos a cantar…

Segundo parece agora, esta música liderou o top português em 1983. É neste contexto que agora a volto a ouvir e novamente não deixo de sorrir ao ouvir o seu refrão.

Naquela altura eu tinha uns sete anos e a minha irmã aí uns cinco. Segundo os psicólogos na altura, nós, por termos os problemas que temos, éramos umas crianças muito precoces e com inteligência acima do normal para a nossa idade. Hoje, chegadas à idade adulta, quase nem se nota essa diferença, pelo menos na minha irmã. Eu ainda conservo em adulta alguns traços dessa “vantagem” que não gostaria de ter em relação aos outros. A minha busca por saber algo ainda hoje é obsessiva, tal como naquela altura. Já disse aqui que costumava fixar estas tabelas de contagem de música. Isso aconteceria uns anitos mais tarde. Por agora limitávamo-nos a usar a imaginação e a moer o espírito à nossa falecida avó que ainda hoje recordamos com grande saudade.

Onde é que eu ia? Já me perdi. Ah! Quer esta ladainha que atrás rascunhei dizer que tínhamos uma imaginação e uma criatividade acima da média. Atente-se no refrão desta música. Nas nossas mentes de criança (na minha principalmente) parecia que eles falavam em chocho, roxo e afins.

A nossa avó ainda usava aquela peça de roupa interior feminina que já está fora de moda há anos (creio que naquela altura já estava mas as pessoas de idade ainda a usavam)- falo da combinação. Quando estava calor ela dormia com uma combinação alaranjada, rosa, lilás- não sei de que cor era mas estaria próxima dessas três, por incrível que pareça. Justamente por não sabermos de que cor era a combinação da nossa avó, quando víamos que ela a usava dizíamos repetidamente uma para a outra:
- “Hoje a avó está de chocho.”

Ela ficava algo zangada e, para a vermos mais fula ainda, começávamos a cantar isto mais ou menos assim (atenção que eu vou escrever mais ou menos como percebíamos e cantávamos, naquela altura não sabíamos Inglês)
- “Xy de xy, de chocho a avó vai! Xy de Xy de chooochoooo.”

Para sempre esta música ficou conhecida como a canção do chocho. De facto ainda hoje o título desta música, bem como o nome do grupo são algo de complicado. Adoptemos então este título saído da imaginação fértil de duas meninas dos arreores de Anadia e recordemos isto com um sorriso e com saudades da infância, quando fazíamos traquinices à nossa saudosa avó Marina.

No comments: