Sunday, September 17, 2006

Fresquinhas do Desporto

Na passada semana não deu para tirar as notícias do Ciclismo em atraso. A tarefa ficou adiada para aquela madrugada.

Já se sabia que o mundo do Ciclismo andava numa autêntico reboliço. O início do Tour 2006 foi envolvido num autêntico escândalo que ditou o afastamento dos sucessores naturais de Lance Armstrong. (ver texto “O louco mundo do Desporto”)

Em traços gerais e segundo o que me deu a entender, existe uma investigação a correr em Espanha que envolve o Director Desportivo Manolo Saiz e um tal doutor Fuentes. De seu nome de código “Operacion Puerto” este processo, para além de envolver o técnico da Liberty, envolve muitos ciclistas de nomeada que se viram assim impedidos de iniciar a presente Volta a França.

Jan Ullrich, Ivan Basso e muitos ciclistas espanhóis fazem parte de um rol de envolvidos que promete agitar os próximos tempos velocipédicos. Esses ciclistas que, alegadamente eram “clientes” do doutor Fuentes, tinham curiosos nomes de código que permitiam não serem descobertos tão cedo. Esses nomes eram acompanhados com um ano. Muitos eram de 2003.

Como consequência desta hecatombe que abalou a Liberty, esta mudou a sua identidade para Astana- uma empresa de petróleo, salvo erro, proveniente do...Kazaquistão. De nada lhes valeu a tentativa de mudar de vida. Parte dos seus ciclistas não puderam iniciar sequer o Tour e a agremiação velocipédica viu-se afastada por não ter um número suficiente de elementos para iniciar a mais famosa prova do Ciclismo mundial. Sérgio Paulino viu assim adiado o seu sonho de participar no Tour. O vice- campeão olímpico não é arguido neste processo.

Doping à parte, já sabia que o nosso Erik Dekker tinha desistido do Tour logo nas etapas iniciais. Não sabia, no entanto, a que se deveu o abandono. Uma queda com consequências graves ditou o fim prematuro da última participação do nosso ciclista no Tour. Recorde-se que o Erik anunciou o final da sua longa e rica carreira desportiva para o final desta época. Não merecia terminar assim a sua participação na Volta a França- uma prova em que o ciclista holandês conseguiu muitos momentos de glória. Foi pena o que aconteceu mas são incidências, infelizmente normais no Desporto. O que eu desejo ao Erik é que recupere depressa desse infortúnio.

Depois de dormir umas horas, tive de passar os apontamentos que estavam também em atraso. Os testes finais aproximam-se e há que ter tudo em ordem para poder estudar.

Não sabia que o Paulo Adriano tinha deixado a Académica e tinha ido para Chipre. Foi o pai dele quem nos disse que ele agora ia enfrentar um novo desafio na sua carreira. Espero que ele tenha a melhor sorte do mundo por lá e que prove o seu real valor aos clubes portugueses para poder um dia regressar para jogar num clube grande.

No comments: