Sunday, September 03, 2006

Corrida no lugar (texto para aula)

Corrida no lugar

Por ocasião dos festejos em honra de nossa Senhora dos Milagres, realizou-se uma corrida pelas ruas do lugar de Cabeças de Gato.
Cerca de cem pessoas compareceram neste evento, patrocinado pela Junta de Freguesia.
Zé das Pipas treinou arduamente para ser o primeiro a cortar a meta situada junto à fonte de Santa Teresa. Manuel Chaves também queria ser o número um.
Chegou o tão esperado dia da competição e Zé exibia orgulhosamente o dorsal vinte e cinco.
O tiro de partida soou às dez horas e trinta minutos em ponto. Todos os participantes arrancaram e três deles ficaram estendidos no alcatrão por terem sido empurrados pelos outros. Eram o dorsal cinquenta e sete- Jorge Araújo, o dorsal setenta e quatro- Alexandre Gomes e o dorsal noventa e seis- Pedro Oliveira.
O quarto elemento que desistiu ficou-se pelo quilometro dois. Tratava-se do dorsal dezoito, António Pires, que se ressentira da muita chanfana e vinho tinto do jantar da véspera.
Três quilómetros adiante, Zé das Pipas ia em vigésimo sexto lugar, mas ia em crescendo de forma. Foi nessa fase da prova que Chico Bilhas- dorsal quarenta e dois- desistiu com dor de burro.
Íamos no quilómetro sete, de vinte e um que compunham a prova. O nosso craque tinha subido oito posições.
Já ia em dezasseis o número de desistentes e a prova ainda só ia no décimo quilómetro. Manel Borges preparava-se para ser o décimo sétimo desistente. Tinha parado aí umas cinco vezes com dores lombares.
Quilómetro treze e Zé das Pipas já era quarto atrás do seu adversário directo.
Os abandonos sucediam-se. Cerca de trinta atletas ficaram-se pela Ladeira do Bode Preto que é um lugar digno de Prémio de Montanha de Primeira Categoria de uma Volta a França.
Quinze quilómetros de prova. Zé fraqueja um pouco e perde cinco lugares É agora nono.
Há um atleta que pára na frente da corrida. Os outros ultrapassam-no, claro!
Zé acelera, ganha vinte reis de força e sente-se capaz de passar os sete atletas que lhe fazem frente.
Faltam três quilómetros para o vigésimo primeiro e último quilómetro de uma prova bastante dura para atletas destreinados.
Ai a subida até á fonte que ia causar mais estragos! E mais um numeroso grupo de atletas parou com a meta á vista.
Apenas ficaram três corredores em prova nos metros finais.
Zé arrancou no seu sprint imparável e foi o vencedor. Manuel Chaves lutava pelo segundo lugar com um jovem chamado Bruno Salgueiro. A luta entre ambos foi digna de uma emocionante prova de cem metros nuns quaisquer Jogos Olímpicos.
Chegaram tão juntos que o desempate teve de ser feito através de um sprint rápido. O segundo foi o Bruno e o terceiro acabou por ser o Manuel.

No comments: