Friday, September 01, 2006

Uma perfeita animação



Escusado será dizer que ao sábado me levantei tardíssimo. Sem nada para fazer e com tudo fechado é mais que habitual. A menos que fique em Coimbra para sair. Não foi esse o caso.

Vesti-me a rigor. Era dia de jogar a Nossa Selecção. O jogo era contra Inglaterra e prometia ser um emocionante espectáculo de futebol. Há dois anos o confronto entre as duas equipas foi dos jogos mais espectaculares que vi.

Havia uma festa na ACAPO a que deram o nome de “Arraial da Rainha Santa”. Havia sardinha assada, caldo verde, bifes e vinho...água do Mondego. Enganei-me!

Só iria para a festa quando acabasse o jogo. À semelhança do que aconteceu há dois anos, o jogo estava empatado e teve de ir a prolongamento. Optei por ir ter com os amigos à festa e viver com eles as emoções da partida.

Tudo estava preparado para viver o jogo de forma apaixonada. Uma Bandeira Nacional esvoaçava e o rádio berrava o relato da partida. As febras e as sardinhas assavam nas brasas enquanto que o pessoal se mantinha de ouvidos colados ao rádio. Cada jogada de perigo era vivida intensamente.

O jogo terminou empatado e as grandes penalidades iam decidir quem seguiria em frente. Toda a gente parou e concentrou-se ainda mais junto do rádio. A bandeira dançava como forma de participar na festa. Cada bola que entrava era festejada de forma exuberante. Quando os ingleses falhavam a algazarra era a mesma.

À semelhança do jogo do Euro 2004, Ricardo resolveu a partida e arrumou os ingleses mais uma vez. Não o devem suportar mais, os súbditos de Sua Majestade.

Uma sinfonia de buzinas já se fazia ouvir pelas ruas de Coimbra. Nós festejávamos à nossa maneira. Estávamos animados para devorar as sardinhas.

Cantou-se, dançou-se, entornou-se uma ou outra garrafa em cima da mesa e a festa foi uma estrondosa animação.

De barriga cheia fui para casa preparar as coisas para a viagem. Ao mesmo tempo ia ouvindo o relato do jogo entre o Brasil e a França. O vencedor dessa partida iria defrontar Portugal e toda a gente torcia para que a meia-final fosse disputada entre dois países que falam Português. Infelizmente, o Brasil foi derrotado e lá tínhamos nós que aturar os franceses.

No comments: