Friday, September 01, 2006

O louco mundo do Desporto

Ameaçava chover naquela manhã, mas o Sol acabou por aparecer para animar um dia cheio de novidades e de notícias bombásticas que iriam abalar o sempre emocionante mundo do Desporto.

Apontei aqui que fui contra uma prateleira, nas não me recordo em que circunstâncias se deu o “acidente”. Não deve ter sido nada demais porque outro acontecimento marca a habitual “Situação do dia”.

As aulas decorreram normalmente. Tinha de esperar para o final do dia para constatar que os deuses do Desporto andaram loucos e a trabalhar completamente às avessas. Com um golpe divino (ou talvez não) os principais favoritos a suceder a Lance Armstrong como vencedores do Tour acabaram todos por ser afastados devido à chamada “Operacion Puerto”.

Fiquei escandalizada ao saber de tão importante novidade. Já sabia que havia uma investigação a correr contra a equipa onde alinha o Sérgio Paulinho, o Koen De Kort (ex-ciclista da Rabobank) e um dos favoritos a vencer o Tour- Alexandre Vinokourov. Por causa dessa situação o ciclista kazaque e restantes colegas foram riscados do Tour. A equipa não podia alinhar apenas com cinco atletas.

Mais bombástica ainda e mais escandalosa foi a exclusão daqueles dois atletas que seriam, à partida, os principais favoritos a vencer a competição-Jan Ulrich e Ivan Basso. Eu, particularmente, apostava no ciclista italiano. Isto foi um autêntico golpe de teatro! Confesso que nem em sonhos poderia imaginar uma situação destas.

O futebol português também viu serem aprovadas algumas alterações importantes. Deixa de haver limite de estrangeiros não comunitários. Eu concordo com esta medida. Para além de serem salvaguardadas vagas adicionais para atletas formados nas escolas dos clubes, esta medida vem acabar com o monopólio dos brasileiros que já começavam a ser demais e que eram preferidos por poderem adquirir Estatuto de Igualdade de Direitos.

Os clubes portugueses ignoravam completamente que a União Europeia se alargou. Só agora o Boavista parece ter acordado para essa realidade e contratou jogadores polacos e austríacos em vez de brasileiros.

Outra medida bastante positiva é o alargamento dos plantéis. Assim corre-se menos riscos de acontecer o que, habitualmente, se passa no final de cada época com o aparecimento de lesões e cartões acumulados que deixam as equipas bastante limitadas.

A salvaguarda dos jogadores formados nos clubes nacionais também foi um passo bastante positivo dado neste dia. O exemplo do Sporting deveria ser seguido por mais emblemas nacionais.

Foi com o mundo de Desporto em polvorosa que fui descansar. O fim-de-semana iria ser prolongado por força de uma viagem a Madrid.

Situação do dia:
Nos hipermercados nem todas as coisas que precisamos estão à mão de semear, isto é, onde nós podemos chegar. Alguns produtos têm de ficar na parte superior das prateleiras. Como sou baixa, vi-me e desejei-me para chegar ao chocolate para pôr no leite que estava mesmo no último andar. Tentei saltar para ver se tocava numa embalagem, pensei em me colocar em cima de uma palete de pacotes de leite, mas tive medo de rebentar alguns pacotes. Foi então que pedi ajuda a uma senhora que também não chegava lá. A solução que ela encontrou foi, justamente, a que eu tinha pensado: colocar-se em cima dos pacotes do leite que não rebentaram.

Bacorada do dia:
“1 de Abril, Dia do Trabalhador.” (que grande mentira!)

No comments: