Thursday, October 14, 2010

O relato que não ouvi e as coisas que não devia ter ouvido

O dia de trabalho a seguir ao meu aniversário prometia ser árduo mas sempre me podia contentar em descansar bastante enquanto ouvia tranquilamente o relato do jogo entre o Schalke 04 e o Benfica. Claro que contava que o Gloriosos ganhasse, naturalmente.

Quando saí, vinha com grande satisfação. Preparei umas bolachas e lá estava eu pronta para uma noite de Futebol. Aí aos oito minutos de jogo, avisam que vai haver um bloco informativo especial. “Que se terá passado?”, pensei eu. Alguma catástrofe? Pior do que isso, era só José Sócrates que ia fazer uma declaração ao País. Que seca! E não dá o relato do jogo do Benfica por causa disso? É inadmissível!

E lá começou Sócrates com o seu rosário de medidas de hostilidade contra a crise em que promete baixar os salários, cortar os abonos de família, aumentar o IVA, congelar os salários da função pública e não sei que mais. Tudo para compensar as despesas com aqueles famigerados submarinos que ainda devemos e nenhum português vê neles utilidade.

Boa Sócrates! Então algumas famílias ficam privadas do abono de família? E as medidas para aumentar a natalidade? Pois…todas as receitas do Estado agora são para pagar aquelas coisas horríveis, os submarinos.

IVA a 23% para que as famílias percam poder de compra? Sem compras não há evolução na economia porque as empresas não escoam os produtos, se não escoam os produtos não precisam de produzir mais e não precisam de tanta mão-de-obra. Vai mais gente para o desemprego sem dinheiro para comprar e ainda por cima com encargos para o Estado. Muito bem! Lá vou eu ter de comprar os livro mais caros.

E enquanto Sócrates manda os portugueses apertar o cinto ainda mais, continua a passear-se num belo carrinho pago pelo Estado, com motorista e combustível pago com o precioso dinheirinho de todos nós que trabalhamos que nem escravos e que nem descansadinhos podemos estar a ouvir o relato do jogo do nosso clube depois de um dia de trabalho, tudo porque Sua Excelência, o Primeiro Ministro, resolveu justamente a esta hora vir chatear com esta conversa fiada.

Acabada a conferência de imprensa estrategicamente marcada para as oito da noite para coincidir com a hora dos noticiários e…do jogo do Benfica que é para a maioria dos cidadãos não se distrair com mais nada, a não ser com o que Sua Excelência e seus pares tinham para dizer, seguiu-se mais um conjunto de reacções de todos os partidos políticos, centrais sindicais, comentadores políticos, económicos e afins. E como estava o Glorioso? Esperava que já estivesse a ganhar por muitos, a julgar pelo domínio que tinha sobre o adversário antes de se perderem as informações devido à conferência do Sócrates.

Já eram mais de nove horas e eu ainda a apanhar uma seca brutal. Odeio Política! Nem ouvi o relato do jogo, nem adiantei uns textos para o blog na esperança que aquele pesadelo de conferência acabasse depressa.

Quando finalmente o cenário político foi desmontado e se passou novamente ao relato do jogo, o Benfica já perdia por 1-0. Que escândalo! Uma equipa que não joga nada. Já no final do jogo o Schalke 04 marcou mais um golo. Quem não marca, sofre.

Enfim…foi uma noite para esquecer. Isto é que vai uma crise!

No comments: