Tuesday, October 19, 2010

Não pode ser só óxido de ferro



Os fenómenos naturais estão cada vez mais estranhos e mais vorazes. Foi com grande espanto que vi no noticiário uma catástrofe natural que devastou algumas povoações na Hungria e que ameaça mesmo poluir o rio Danúbio.

Segundo consegui compreender, houve uma enxurrada que irrompeu sobre um armazém de produtos tóxicos e que a partir daí se tornou também tóxica. A lama vermelha atingiu casas e produções agrícolas.

Segundo consta, a tonalidade avermelhada das lamas tóxicas é derivada da sua composição rica em óxido de ferro. Óxido de ferro? Nem sabia que tal substância era altamente tóxica! Tem de haver algo mais tóxico do que isso.

Se o óxido de ferro fosse realmente tóxico, eu e a minha irmã já cá não estávamos há muitos anos. Foi por altura da construção da nossa casa de forno. O chão tinha exactamente a mesma cor das lamas que agora se espalham pelas ruas da Hungria. Nós íamos para lá descalças e achávamos imensa piada ao facto de os nossos pés ficarem daquela cor. Devemos ser também de ferro, não?

Essas lamas têm de ter alguma outra substância mais nociva, ou então há alguma outra substância que se torna corrosiva por qualquer reacção química em conjunto com o óxido de ferro. As minhas desculpas se estou a dizer algum disparate mas Química nunca foi o meu forte.

O que se sabe é que estamos perante uma catástrofe ambiental de consequências ainda imprevisíveis. Se as lamas encarnadas chegarem ao Danúbio, as dimensões da tragédia serão incalculáveis.

No comments: