Wednesday, October 27, 2010

Centro de estágio sim mas com biblioteca também

Estava eu a tentar arranjar um cantinho no meu quarto para arrumar mais um livro quando me surgiu mais uma ideia daquelas que costumo ter de vez em quando. Se me calhassem uns troquitos no Euromilhões não era má ideia fazer também uma biblioteca enorme onde coubessem todos os livros e mais alguns.

Para quem pensa que com isto desisti da ideia de erguer o meu centro de estágio, desengane-se. Ler nos intervalos dos exigentes treinos faz muito bem. Podem crer.

Já estava a ver o meu imponente edifício com tudo de bom a que tivesse direito. Uma piscina olímpica excepcional, um velódromo fresquinho no Verão e com temperatura amena no Inverno, uma pista de Atletismo interior com as mesmas características ambientais do velódromo e uma pista exterior para aqueles que precisam de preparar competições com o clima que vão encontrar.

Depois há um campo de Futebol e um pavilhão para todas as actividades desportivas possíveis e imaginárias, inclusive também serve para concertos de cantores pimba e afins. Isto para ganhar mais uns troquitos porque quanto mais rico se é, mais dinheiro se quer ter.

Ao lado desse haverá então uma enorme biblioteca de fazer inveja a muitas bibliotecas municipais. Não faltaria espaço para arrumar um livro que fosse. Sempre que saísse para o mercado um livro e eu soubesse, trataria logo de o adquirir. Que bom seria não me faltar o dinheiro para isso!

Haveria computadores topo de gama para quem desejasse pesquisar e ler livros em suporte áudio e haveria ainda as enormes enciclopédias tradicionais, aqueles calhamaços enormes pelos quais eu ainda aprendi muitas coisas interessantes. Hoje em dia os jovens nem com um livro desses podem porque basta pesquisar na Internet por aquilo que precisam. Eu própria já faço isso também mas adorava sentir o cheiro do papel. Eu ainda sou do tempo de copiar à mão tudo o que estava na enciclopédia. Lembro-me que me interessei pela Finlândia quando andava aí no meu décimo ano e fui para a biblioteca da escola nas horas livres passar o artigo todo. Eu era assim.

Depois quando fui para o Ensino Superior já tirava fotocópia dos artigos que precisava para estudar. Como as coisas evoluem! Hoje basta ir ao computador, seleccionar o que se quer e já se tem o material para se ler.

Haverá ainda dicionários de todas as línguas e mais algumas, livros dos mais variados quadrantes do conhecimento e as obras literárias propriamente ditas. De um lado haveria os romances lamechas e do outro os romances policiais e os thrillers. Como a biblioteca era minha, esse tipo de livros ocuparia mais de metade do espaço. Ler Stephen King antes de um treino dá cá uma pica…

E agora perguntam: o que era maior, a biblioteca ou o centro de estágio? A essa pergunta não saberei responder mas provavelmente teriam ambos as mesmas dimensões.

No comments: