Wednesday, September 15, 2021

“o Triunfo Dos Porcos” (impressões pessoais)

 

Certamente já quase toda a gente ouviu falar desta obra que se tornou um clássico da literatura Mundial.

 

Trata-se da insurreição dos animais de uma quinta, liderados pelos porcos. Fizeram uma revolução e expulsaram os humanos da sua vida. Decidiram nunca mais serem explorados pelos homens.

 

Mas houve um porco que, insatisfeito, resolveu tomar para si o poder. Então implementou um regime que se pode comparar a uma ditadura em que ele era o chefe. Não por acaso foi dado o nome de napoleão a esse porco que começou a explorar os outros animais, implementando regalias para os da sua classe, ou seja, os porcos.

 

No final, porcos e Humanos confundem-se mesmo.

 

Esta obra trata um paralelismo brilhante sobre o que se passa na nossa sociedade. Dizer que todos somos iguais na teoria é muito bonito mas na prática é inviável. Há sempre uma alma que toma para si mais poder e explora os outros. É por essa razão que o Comunismo nunca funcionou.

 

A ganância e a fome de poder estão presentes em todo o lado. Mesmo entre iguais há sempre quem tome para si o dever de mandar e desmandar e desfazer aquilo que inicialmente até era uma política de igualdade e fraternidade.

 

Como já dizia alguém, somos todos iguais mas há sempre alguns mais iguais do que outros. Infelizmente é assim.

 

No comments: