Leio agora um livro diferente. Há agora lugar ás questões sociais.
A psicanalista Sílvia Lobo traz-nos esta obra especialmente dedicada ás mães. Ela vai narrando casos que lhe chegaram de mães e filhos que se deitaram no seu divã de psicanalista.
Neste livro, Sílvia Lobo fala de mães que, inconscientemente, e sem que disso deem conta, causam grande mal aos filhos. Os seus comportamentos são ainda mais nefastos do que os maus tratos declarados.
A psicanalista disserta sobre o peso social para a maternidade que ainda recai sobre as mulheres que acaba por empurrar muitas para o casamento e a maternidade. Mesmo mulheres sem vocação alguma para serem mães.
Erradamente se pensa que, só pelo facto de se ter nascido mulher, automaticamente se vem equipada com o instinto maternal. Um grande erro que pode causar danos tanto nos filhos, como nas mães.
Outras mulheres há ainda que, apesar de serem consideradas á luz da Sociedade como mães exemplares, causam grandes transtornos aos filhos que por vezes os vão acompanhar pela vida adulta. Exemplos disso são o controlo desmesurado, afirmarem sempre que as filhas particularmente são feias ou gordas, que ninguém gosta dos filhos…
Por vezes, a mesma mãe educa os seus diferentes filhos de diferentes maneiras e filhos de uma mesma mãe com a mesma educação reagem de forma diferente. Isto porque os seres humanos não são todos iguais.
Há aquele tradicional comportamento de outras mães darem conselhos de como educar os filhos. Não existe uma regra. Nem todas as abordagens são boas, nem todas são más. O que funciona perfeitamente na educação de uma criança é um tremendo erro na educação de outra.
Uma obra que talvez todas as mães devam ler.
No comments:
Post a Comment