Wednesday, September 29, 2021

“A Fórmula De Deus” (impressões pessoais)

 

Tanta coisa, tanta equação complexa para provar que afinal Deus é tudo?

 

Com um exaustivo trabalho de investigação, José rodrigues Dos Santos traz-nos mais uma saga protagonizada por Tomás Noronha. Desta vez o historiador português é abordado no Cairo por uma atraente mulher iraniana para se deslocar a Teerão para decifrar um manuscrito de Einstein que eles acreditavam ter a fórmula para a construção de uma bomba atómica simples. O historiador aceita a proposta mas logo vem a CIA e também obriga o historiador a colaborar com eles. Não lhe deixam alternativa.

 

Algumas circunstâncias levam Tomás a querer decifrar o manuscrito que contém a fórmula de Deus.

 

Afinal o que é Deus? Em termos religiosos, Deus é omnipresente, criou o Homem á sua imagem e semelhança, castiga os maus e premeia os bons, em suma, é ele que manda e desmanda no que se passa no nosso planeta. Se chove é Deus que manda a chuva, Se há um terramoto, estamos perante a ira de Deus, se alguém sofre foi por que Deus assim designou…

 

Afinal Deus está mesmo por toda a parte, não no sentido mais religioso mas num sentido mais físico. Não o vemos mas sentimos a sua manifestação em tudo o que vemos ou tocamos. Para isso Einstein e outros génios criaram uma equação. A construção do Universo foi tão perfeita, pensada até ao mais ínfimo pormenor para ser possível a vida. Antes deste nosso universo, poderão certamente ter existido outros que se modificaram para dar lugar ao nosso. A inteligência e a intenção estão claramente presentes na nossa criação, em tudo o que presenciamos. Tudo acontece porque antes já aconteceu alguma coisa e alguma coisa vai suceder a seguir.

 

Gostei bastante deste livro porque parte dele se desenrola no Irão. Também são descritos locais que conheço bem aqui em Coimbra. Imaginem que os pais de Tomás Noronha vivem aqui bem perto. Foi descrita uma esplanada na praça do Comércio que conheço bem.

 

Apesar das complexas explicações físicas e matemáticas, até apreciei a leitura desta obra. Lendo aprendemos mais, sem dúvida alguma.

 

No comments: