Saturday, September 04, 2021

“10 Leis para Ser Feliz” (impressões pessoais)

 

O que é afinal a felicidade? Como a devemos conseguir? A fama e o dinheiro trazem felicidade?

 

Estas e outras perguntas neste pequeno livro do psiquiatra brasileiro Augusto Jorge Cury.

 

Por mais dinheiro que se tenha, por mais famosos que se seja, nunca o Ser Humano pode alcançar a felicidade verdadeira. A fama e o dinheiro dão-nos a ilusão temporária de felicidade mas a verdadeira felicidade é bem mais profunda. Afinal de contas, famosos e muito ricos também sofrem de transtornos da depressão e da ansiedade.

 

A verdadeira felicidade é aquela que vem do nosso interior. Por mais que a vida nos seja desfavorável, não é impossível sermos felizes. Basta observarmos as pequenas coisas e olhar mais para o nosso interior. O Ser Humano é surpreendente e ainda não se conhecem todos os mecanismos do cérebro. À partida, quando a vida corre bem, devíamos sentir mais felicidade, contudo, pessoas com vidas bastante amargas conseguem ser mais felizes do que aquelas que sempre tiveram tudo e não tiveram necessidade de lutar por algo.

 

O segredo parece estar na realização de atividades que, mais que o conforto económico, nos dão prazer em executar. Nunca em nenhuma Era se verificaram tantas depressões, estados de ansiedade e outras patologias mentais. Os nossos antepassados viviam com pouco e eram mais felizes. Nem sempre o conforto traz felicidade. Isso ainda vem dar mais força ao facto de a felicidade estar no nosso interior e nas coisas mais simples, no ato de gostarmos de nós próprios e não ligarmos ao que os outros dizem, facto que por vezes traz infelicidade e menor qualidade de vida.

 

Viver uma existência mais espiritual talvez ajude a viver mais feliz.

 

Isto porque a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta e não há uma fórmula científica e linear para se conquistar a felicidade.

 

No comments: