Sunday, September 19, 2021

“A Cabana Do Pai Tomás” (impressões pessoais)

 

Há livros que nos tocam a alma. Livros que nos fazem sentir vivos e humanos. Livros que nos despertam fortes emoções. Livros que nos lembram que estamos vivos e sentimos.

 

Quando nos deparamos com esses livros, sabemos que jamais os vamos esquecer. Que as suas histórias foram grandiosas e marcantes. Podem ser considerados os livros das nossas vidas.

 

Esta obra é um clássico da literatura e aborda uma das mais hediondas épocas da humanidade. Como é possível seres humanos desprovirem outros seres humanos da sua humanidade. Como os separam de pais, filhos, companheiros, como lhes negam o direito de ter a sua fé, de pensarem, até de terem sentimentos. O que faziam a estes seres humanos naÉpoca da escravatura era horrível. Somente porque a cor da pele é diferente, o outro é subjugado, desprovido dos seus mais básicos direitos. Ainda bem que hoje, apesar de haver racismo ainda, não se tratam outros seres humanos assim. Há outras formas de escravatura moderna mas os acontecimentos de que trata esta obra levam-nos a pensar que nós, seres humanos, somos os mais cruéis dos animais. A nossa crueldade fere mais do que os ferimentos dos predadores nas suas presas.

 

Esta história é uma história de fé, de esperança, de coragem e de abnegação. Pai Tomás foi sempre fiel aos seus princípios. Enfrentou com humildade e bondade o que a vida lhe trouxe e morreu pela sua fé, generosidade e convicções espirituais.

 

A fé e as questões do espírito estão muito vincadas neste livro. Afinal de contas, podem desprovir o Ser humano de tudo mas não o podem privar da sua alma.

 

Um dos melhores livros que já li.

 

No comments: