Wednesday, July 08, 2020

“Saudade, Saudade , Saudade”- Mário Gil (Música Com Memórias)




Recuemos no tempo até julho de mil novecentos e noventa e seis. Sei precisar a data porque foi mais ou menos nessa altura que o meu primo morreu de acidente de viação.

Curiosamente, esta musica também me leva para a estrada. Por incrível que pareça, vou falar de ciclismo.

Por vezes ainda era em julho que começava a Volta a Portugal. Naquela altura, a equipa mais forte que tínhamos no pelotão nacional era a Recer Boavista. Também por essa altura, os axadrezados tinham alguns ciclistas lituanos ao seu serviço. É disso que vou falar e para onde esta música me leva.

Certa noite, ouvindo rádio, estava a fazer recortes de jornais e acabei por encontrar uma foto de um desses ciclistas lituanos do Boavista. Talvez estivesse a passar este tema. Eu ouvia um programa na altura que só passava música portuguesa e tinha discos pedidos.

Também pode ter acontecido eu andar com a música na cabeça e associá-la a esses ciclistas mas vou mais para a primeira hipótese. A música estar a passar quando recortava o jornal.

Eu tenho muito o hábito de associar músicas muito curiosas a pessoas também muito à frente. Certamente, quando se fala de ciclismo em Portugal, estão à espera que a música seja outra.

Desculpem desiludir-vos!

No comments: