Thursday, July 30, 2020

“E Vieram Mulheres Nuas”



Calma! Se vieram aqui atendendo ao chamamento imperioso do título deste post, lamento vos desiludir. Enfim, há coisas piores na vida!

Esta é mais uma descrição de um sonho. Um sonho que me leva de volta ao liceu de Anadia e a um primeiro dia de aulas do ensino secundário.

As coisas por lá estavam exatamente como as conhecia. O corredor com as mesmas portas verdes, as escadas dos professores, a algazarra das turmas no corredor e a Dona Júlia sentada á mesa a ver se os alunos se portavam ordeiramente.

Ela ouvia rádio. Tocava Vítor Espadinha com o tema “Amor À Moda Antiga”. Eu admirei-me de estar a tocar essa música. Não é habitual passar na rádio.  Dona Júlia disse que aquilo era uma rádio em que participava. As músicas eram escolhidas pelos colaboradores e pelos ouvintes.

Já toda a gente tinha ido para as salas de aula ouvir as indicações dos professores para o novo ano letivo. A minha irmã tinha aulas da ponta de lá do corredor. Eu é que ainda não tinha ido para as aulas. Nunca fui muito apologista de faltar mas nos sonhos tudo é possível.

Para além de mim, outros alunos ficaram ali pelos corredores enquanto o resto se encontrava a apontar material necessário para o ano todo nas salas de aula.

Tocou para intervalo. Só nessa altura me lembrei que tinha de ir à casa de banho. Naturalmente já se fazia fila. Nem todos os cubículos estavam em condições de ser usados. Muitos estavam sujos, outros não tinham água e outros não fechavam as portas. Nos sonhos é sempre assim.

Eu via portas de cubículos abertas e enfiava-me para lá. As outras alunas nem pareciam ligar, tão embrenhadas na conversa que estavam.

Falavam dos professores e das indicações que deram para as aulas. Foram recomendadas obras literárias que tinham de ser encomendadas na papelaria. Mas, apesar de o liceu estar inalterado pelo tempo, os alunos já recorriam ás novas tecnologias. Evitavam de comprar livros em papel. Baixavam da net.

Um dos livros recomendados e que era o mais falado dava pelo título de “E Vieram Mulheres Nuas”.

Era uma obra de um escritor espanhol e eu, dentro de uma casa de banho que não fechava a porta, ouvia alunas a ajudarem-se mutuamente para baixar a obra.

Fiquei a saber que essa obra deu origem a uma série no Brasil. O ator António Fagundes dava corpo a um personagem que por acaso era o vilão.

Tratava da temática da prostituição- sem dúvida um tema interessante para abordar em salas de aula portuguesas!

No comments: