Friday, July 03, 2020

“Mortos Não Contam Segredos” (impressões pessoais)



Este é o segundo livro da escritora Karen McManus. Também parece que é o seu segundo livro somente. Resumindo, li cem por cento da sua obra.

Esta autora escreve romances policiais mais voltados para o público adolescente, apesar de abordar a morte e crimes reais. Poer exemplo, a nossa literatura portuguesa não aborda crimes mortais nas suas séries de aventuras.

Pelo menos, as obras desta escritora são protagonizadas por adolescentes em meio escolar, especialmente naquela passagem do ensino médio para a universidade. Este é um dos cenários muito utilizado por alguns dos escritores, talvez por ser um momento decisivo para os jovens norte-americanos. Eles têm uma série de rituais de passagem e dão muita importância a eles. O baile de boas-vindas ao novo ano letivo ou o baile de finalistas são momentos importantes.

Nesta obra, um casal de gémeos adolescentes vai viver com a avó que mal conhece porque a mãe foi internada numa clínica de reabilitação por problemas psiquiátricos.  Também ela tinha uma irmã gémea que desapareceu sem deixar rasto durante o baile de finalistas.

Alguns anos depois, cinco anos antes do tempo em que o livro se desenrola, outra jovem é encontrada morta num parque temático. Em suma, a pequena cidade vive manchada pelos dois acontecimentos.

Na noite em que os gémeos chegam, encontram também um professor do colégio estendido na estrada. Aparentemente, alguém o atropelou e fugiu. Entretanto algumas alunas recebem ameaças de morte que irão ter lugar durante o baile de finalistas.

É neste clima de horror que a cidade e a comunidade estudantil se move. Anda um criminoso á solta que voltou a matar. Há que descobrir quem é e perceber se é ele o autor de todos os crimes.

Na minha opinião este livro é ainda melhor do que o anterior. Nota-se a evolução.

No comments: