Monday, July 27, 2020

O que ainda há para dizer quase um ano depois



Devido á pandemia, esta foi a liga mais longa do Futebol português. Ao longo de quase um ano, muita coisa se passou. Eis os meus destaques:

Não se pode falar da nossa liga nesta época sem mencionar o Famalicão. Tendo subido á primeira liga, a equipa conseguiu um brilhante sexto lugar. Por pouco não se apurou para as competições europeias. Para mim, foi a equipa que melhor futebol praticou. Funcionava sobretudo como um coletivo. É um projeto pensado a longo prazo e, a julgar pela amostra, ainda promete mais na próxima época.

A grande desilusão é mesmo o meu Benfica. Depois de uma primeira volta demolidora, a segunda volta foi um desastre. Para mim, a equipa mexeu mal em janeiro aquando da janela de transferências. Foi buscar um jogador de inegável valor, como é o Weigl mas era na defesa e no ataque que devia ter mexido. A estrutura esteve muito mal ao comunicar que não se iria reforçar com jogadores provenientes da liga portuguesa. Estou convicta que, se contratássemos dois jogadores da nossa liga, éramos campeões. Estou a falar do tapsoba e do taremi. Não se reforçou a defesa e o jovem do Vitória de Guimarães rumou ao Bayer Leverkusen onde pegou de estaca. Quanto ao Taremi, ajudou e muito o Rio Ave a qualificar-se para a Liga Europa. Querem-se armar em ricos mas os cifrões não jogam á bola!

Com todo este descalabro, os azuis acabaram por ser campeões, apesar de alguma desordem que grassava lá para aquelas bandas. A culpa de eles terem sido campeões foi nossa e só nossa.

Para mim, o Portimonense não merecia descer. Quem deveria ter descido, na minha opinião seria o Vitória de Setúbal por ter sido a equipa que jogou o pior futebol que evoluiu no nosso campeonato.

Ainda bem que o Braga terminou em terceiro! Armando-se também em rico, o Sporting acionou a cláusula de Ruben Amorim e recrutou o treinador do adversário direto. Até à data, ainda não pagou o treinador. Levaram o treinador mas o Braga tem mais qualidade no plantel do que o Sporting. Saiu-lhes mal. Temos pena!

Grande revelação desta liga para mim foi o taremi. Sem dúvida alguma. Ainda pode ser que ele venha a representar o Glorioso SLB. Faria uma festa. Tenho medo que os nossos rivais, mesmo sem dinheiro, o venham a contratar. Não me importo que ele vá para o Estrangeiro. Iria acompanhá-lo sempre se isso acontecesse. Nos rivais não torceria pelo seu sucesso como faço hoje. Na última jornada, foi ele a carregar o rio Ave ás costas no apuramento para a Liga Europa.

Em sentido contrário, a grande desilusão é Nakajima. Contratado pelos azuis lá de cima, o jogador simplesmente não se adaptou e rapidamente foi olhado de parte pelo treinador e restante grupo. É uma pena!

Por falar em coisas desagradáveis, é muito triste o que está a acontecer ao Desportivo das Aves. Nem uma caneta de um gabinete podem chamar de sua. Está tudo arrestado, penhorado, hipotecado. Uma gestão ruinosa com episódios dignos de thriller psicológico. Parece mais um filme de terror do que uma comédia. Vamos ver se eles se conseguem inscrever na segunda liga para a próxima época.

Acabou o campeonato cá do burgo. Ainda vamos ter taça de Portugal. Sábado já tenho o equipamento preparado para me vestir a rigor. Espero que o meu Benfica ganhe finalmente aos azuis lá de cima.

A próxima época já promete. Temos Jorge Jesus de volta! Animação garantida nas conferências de imprensa. Sou contra o seu retorno, para já. Se ele começar a ganhar e, sobretudo se der aval á contratação do Taremi, deixo de lhe chamar “cérbero”.

No comments: