Friday, July 17, 2020

“Corra Pela Sua Felicidade” (impressões pessoais)



Este é mais um dos livros sobre corrida que tinha comprado. Nessa altura não fazia ideia do que o futuro me reservava e jamais me passaria pela ideia que iria ser impedida de correr, uma das atividades mais libertadoras para mim.

Neste livro aborda-se justamente a corrida ou a caminhada como terapia. É a chamada Terapia de Corrida Dinâmica.

Eu não cheguei a ler este livro quando corria na rua. Mesmo assim, encarava a corrida que fazia todas as manhãs antes de ir para o trabalho da mesma forma, apesar de não seguir os exercícios propostos nesta obra.

Era eu e a música que levava. A musica é que indicava o ritmo a que eu corria. Nada de refletir enquanto corria. Estava atenta ao que me rodeava. Fizesse frio ou calor. Só quando chovia é que não ia correr por o piso estar demasiado escorregadio. Nesses dias sentia bem a diferença.

Tomava todas as noites comprimidos para a ansiedade e a depressão. Desde que comecei a correr todos os dias, deixei de ter necessidade de recorrer a fármacos. Adormecia mais facilmente e deixava as preocupações do trabalho para o dia seguinte.

Mesmo as dores e o desconforto nos olhos que por vezes impediam que descansasse aliviavam na manhã seguinte com a corrida. Sendo feita de manhã cedo antes de ir para o trabalho, ajudava-me a enfrentar o dia com outra disponibilidade psicológica e mental.

Hoje dava tudo para voltar a correr na rua como antigamente. Era algo que me completava, que me fazia bem. Tendo perdido a autonomia de andar na rua sem bengala, deixou de ser possível eu fazer tão prazerosa atividade.

É uma das coisas que hoje me entristece não poder fazer. Correr para mim é liberdade e sinto que a perdi. Correr para mim fazia-me sentir completa e hoje, apesar de praticar outros exercícios, nenhum oferece o que a corrida oferecia para enfrentar um dia de trabalho exigente, com muitas tomadas de decisão e desafios.

Era na rua todas as manhãs que me sentia viva.

No comments: