Sunday, May 30, 2010

Festival Eurovisão 2010: Filipa Azevedo impressiona na primeira semifinal

É já esta semana que se realiza em Oslo, capital da Noruega, o Festival Eurovisão da Canção 2010.Tal como tem vindo a ser hábito desde há uns anos a esta parte, os países concorrentes que não sejam o país organizador, a Alemanha, a Espanha, a França e o Reino Unido (lá que o país organizador não se submeta às eliminatórias ainda compreendo, agora gostava de saber por que é que estes quatro países entram directamente…) submetam-se a votação nas semifinais para terem acesso à grande final que este ano se realiza dia 29 de Maio.

Nesta primeira semifinal iria estar presente a nossa canção “Há Dias Assim” defendida pela jovem Filipa Azevedo. Iríamos actuar em décimo quarto lugar num total de dezassete concorrentes.

Nesta eliminatória deu para ver, com algum agrado meu, algumas tendências bem interessantes. Desde já ressalta o facto de parte das canções aqui apresentadas serem lentas ou mesmo baladas. Festivais houve em que a esmagadora maioria das canções eram ritmadas. Foi na era em que Shakira e Ricky Martin eram fortemente imitados por gregos, turcos e afins e que até conseguiam o sucesso nas votações. O equilíbrio entre canções ritmadas e lentas é muito maior nesta edição.

Noto também uma preocupação exclusiva em cantar e não em dar espectáculo ou exibir-se. Com a excepção da Sérvia e da Finlândia talvez, todos os outros países apresentaram bons intérpretes que não se preocupavam em dar o espalhafato que alguns davam em anos anteriores. Isto é como tudo, vendo que a Noruega o ano passado venceu o Festival graças ao talento individual do seu jovem intérprete, este ano houve grande preocupação em trazer juventude talentosa ao palco em detrimento das aberrações que, após a vitória de Israel em 1998 e vitórias das imitações rascas da música comercial, começaram a invadir a Eurovisão. Para além da nossa Filipa, aparece aqui um jovem belga que faz lembrar muito o norueguês do ano passado em talento, um jovem bósnio que também canta muito bem e outras agradáveis surpresas.

Há uma senhora islandesa que curiosamente tem o mesmo apelido da mais famosa voz daquelas paragens- Bjork- que com a sua simpatia conquistou toda a plateia. Na altura de anunciar os países que iriam passar à grande final de sábado, foi preciso chegar ao décimo e último envelope para que a vontade do público em que a senhora Bjork passasse à final fosse realizada. Dizem as críticas que esta senhora que não prima pela aparência física mas que faz da simpatia a sua bandeira será a vencedora do Festival. A ver vamos. Eu particularmente, apesar de achar a senhora fofinha, não gosto da música. Os países nórdicos levam quase sempre uma ou duas músicas semelhantes a cada ano que passa.

Filipa Azevedo passou à final de sábado. A jovem cantora impressionou o público com a sua inconfundível voz e esteve lindamente na sua actuação. Sábado a concorrência será muito forte. Ainda não vi a segunda semifinal mas acho que, tal como aconteceu com Vânia Fernandes há dois anos, Portugal teve a sorte de concorrer com o grupo mais forte. Está ali o jovem Tom da Bélgica que, na minha opinião e seguindo a lógica do ano passado, merece vencer esta edição.

Para finalizar, aqui fica a minha canção favorita desta semifinal. Ele também passou à final mas na minha modesta opinião não irá a lado nenhum. A música está interessante para mim e por isso votei nela para passar.

No comments: