Sunday, May 30, 2010

A jogar assim não vamos a lado nenhum

Portugal realizou hoje o primeiro de três jogos particulares até ao começo do Mundial na África do Sul. O adversário escolhido para este primeiro jogo de preparação foi a modesta selecção de Cabo Verde.

Queirós fez alinhar de início Eduardo como guarda-redes, uma defesa com quatro elementos e que foi constituída por Paulo Ferreira à direita, dupla de centrais com Ricardo Carvalho e Bruno Alves e Fábio Coentrão do lado esquerdo (uma grande novidade). As três unidades do meio-campo foram Pedro Mendes, Miguel Veloso (outra novidade) e Deco. Na frente de ataque estiveram Liedson, Nani e Cristiano Ronaldo.

Foi uma exibição mesmo muito pobre da Selecção de Todos Nós. A jogar assim na África do Sul, Portugal arrisca-se a ser goleada pela Costa do Marfim e pela Coreia do Norte. Eu já nem falo do Brasil porque os brasileiros, mesmo com Portugal a jogar normalmente costumam-nos golear.

Dava dó ver os jogadores portugueses a arrastarem-se em campo. Só Fábio Coentrão, motivado pela chamada à Selecção Nacional, dava um outro colorido ao jogo com as suas espectaculares arrancadas. Cristiano Ronaldo e seus companheiros é que pareciam não o estar a acompanhar e as jogadas perdiam-se.

CR 9, como é conhecido agora, parecia estar na praia e não a jogar um jogo que, embora de preparação, merecia outro empenho da parte dos jogadores para tranquilizarem toda uma Nação que os vai apoiar incondicionalmente. O máximo que o craque madeirense conseguiu para dar nas vistas foi endossar a bola com a mão à barra da baliza de Cabo Verde e assim ver um escusado cartão amarelo.

No final do encontro Carlos Queirós afirmou que esta prestação alegadamente fraca se deveu a questões estratégicas e ao árduo trabalho que tem vindo a ser feito na Covilhã. Terão os portugueses ficado convencidos? Eu não.

Cristiano Ronaldo reiterou as declarações do seu mister e prometeu melhorias até ao Mundial. Terão é de ser bem acentuadas. Este jogo não foi nada. Parecia uma turma de amigos a jogar uma peladinha só para abater a barriguinha e não atletas de alto gabarito que têm a responsabilidade de representar mais de dez milhões de portugueses.

De referir que Portugal esteve grande parte da segunda parte a jogar apenas com dez elementos. Depois de todas as substituições feitas, Tiago contraiu uma lesão que até pode ser grave. Os próximos dias dirão se o médio que actuou no Atlético de Madrid esta época seguirá ou não para a África do Sul.

O jogo terminou com um desagradável empate sem golos. Segue-se dia 1 de Junho mais um jogo de preparação frente à selecção dos Camarões antes da partida para a África do Sul.

No comments: